Pular para o conteúdo principal

Cinema brasileiro em festa

Linha fina
5º Prêmio CINEB do Cinema Brasileiro é celebrado no Sindicato com muita irreverência em noite apresentada pelo cantor e cômico Falcão
Imagem Destaque

São Paulo – Tapete vermelho logo na entrada do charmoso Café dos Bancários, que fica na sede do Sindicato, no Edifício Martinelli, no centro da capital, em 24 de novembro.

Foi por ali que, naquela noite, passaram cineastas, atores e atrizes que fazem o cinema nacional. Foi por ali também que passaram profissionais de entidades, comunidades, universidades, escolas e outras organizações que cedem espaço para a exibição desses filmes dentro do CineB –  um circuito alternativo de apresentação de filmes que visa aproximar o público das produções nacionais.

> Fotos: galeria da noite de gala do CineB

O projeto é uma em parceria do Sindicato com a Brazucah Produções. De caráter itinerante, a estrutura é telão, projetor, caixas de som, cadeiras, banners e pipoca, distribuída gratuitamente.

Com sete anos de vida, o CineB faz premiações há cinco anos. Os contemplados são longas e curtas-metragens que fazem parte das exibições, e também as comunidades envolvidas.

Premiação - A apresentação foi do divertido Falcão, que também recebeu prêmio por ter participado do filme Cine Holliúdy, como ator. Em vários momentos, Falcão arrancou gargalhadas da plateia, de cerca de cem pessoas.

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, abriu a cerimônia ao falar da relevância do CINEB ao dar acesso ao público às produções nacionais.

O deputado estadual e ex-presidente do Sindicato Luiz Cláudio Marcolino relembrou o começo do CINEB, quando estava à frente da entidade sindical: “Começamos com sessões na zona oeste e agora o CINEB já tomou a cidade toda. É muito gratificante ver que o projeto, a cada ano, ganha algo novo. Investir no cinema brasileiro foi um grande acerto”, disse.

Os longas que receberam troféu foram: Em Busca de Iara, de Flávio Frederico, Colegas, de Marcelo Galvão, Getúlio, de João Jardim, Cine Holliúdy, de Halder Gomes, De Menor, de Caru Alves de Souza, Marighella, de Isa Grinspum Ferraz, Homem do Futuro, de Claúdio Torres e Tropicália, de Marcelo Machado.

Os curtas Ernesto no País do Futebol, Pedais Pensantes e Ser campeão é detalhe: A democracia Corinthiana foram alguns que passaram pelo circuito, também recebendo troféu.

A noite também agraciou selecionados do 4º Selo CineB do Cinema Brasileiro da Periferia, composto de curtas-metragens feitos por produtores das periferias.

Comunidades de diversas regiões da cidade, como escolas e universidades, receberam das mãos dos diretores do Sindicato os troféus, pelo incentivo à distribuição.

Para selar a noite de festa para o cinema brasileiro, Falcão sacou seu violão e relembrou sucessos como “I’m not dog, não” e “Ai, minha mãe (é a mulher do meu pai)”.


Leia mais
> Saiba mais sobre o projeto


Mariana Castro Alves – 25/11/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1