Pular para o conteúdo principal

Bancários do call center conquistam mais direitos

Linha fina
Operadores de telemarketing do Santander aprovam acordo específico e terão garantidos respeito às pausas de descanso, mais flexibilidade na escolha das folgas e outros avanços
Imagem Destaque

São Paulo – Os trabalhadores de call center do Santander aprovaram o acordo coletivo de trabalho específico para esse segmento profissional. É o primeiro documento que garante direitos e benefícios aos bancários operadores de telemarketing desde a fusão do Banco Real com a instituição espanhola, em 2008.

> Vela a íntegra do acordo

O acordo aprovado em assembleia na quarta-feira 26 prevê, dentre outras garantias, o respeito às pausas de descanso. Muitos gestores contabilizavam o tempo gasto com idas ao banheiro e o descontavam do período de descanso previsto nas leis trabalhistas. O funcionário que ultrapassava esse tempo estipulado para o descanso – incluindo aí as idas ao banheiro – era penalizado.

“Desmembramos a pausa toalete das pausas de descanso, que não poderão mais ser fracionadas. O descanso não deverá mais ser utilizado para idas ao banheiro”, explica a diretora executiva do Sindicato Maria Rosani.

O sistema de folgas também foi modificado. Antes da aprovação do acordo coletivo específico, os dias de descanso para compensar feriados trabalhados eram definidos pelo gestor. A partir de agora, o trabalhador terá até cinco dias contados a partir do feriado trabalhado para escolher e informar ao gestor três opções de datas, das quais uma será escolhida em comum acordo. O bancário também poderá indicar preferência por gozar a folga ao final do período de férias.

Caso o trabalhador não informe as datas durante o prazo estabelecido, o banco poderá determinar quando será compensado o expediente. Entretanto, se o banco não der a folga determinada previamente, terá de pagar o dia trabalhado em dobro. Lembrando que os bancários de call center ainda contam com o abono-assiduidade, direito previsto no acordo coletivo de trabalho da categoria que prevê um dia de folga por ano para fazer o que quiser.

O acordo específico tem validade de um ano e deverá ser renovado junto ao banco findo este prazo. “Nós continuaremos lutando para que o documento seja continuamente aperfeiçoado buscando atender às necessidades dos trabalhadores do call center, que é uma função específica, possui regras específicas, e por isso sua conquista foi um grande avanço”, afirma Maria Rosani.

A dirigente sindical ressalta que a aprovação do primeiro acordo específico para os operadores de call center em muitos anos é o passo inaugural de uma nova escalada que ambiciona mais direitos e garantias.

“Sabemos que há uma série de outras demandas dos trabalhadores desse setor, que passam por muitos dos problemas enfrentados pelos bancários das agências, como sobrecarga de trabalho e metas abusivas, mas essas questões serão enfrentadas por meio do acordo coletivo aditivo dos trabalhadores do Santander, que agora possui cláusula que garante as boas práticas de trabalho. E por meio disso vamos continuar a lutar por essas demandas”, afirma a dirigente.

Leia mais
> Bancários arrancam acordo inovador do Santander


Rodolfo Wrolli – 26/11/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1