Pular para o conteúdo principal

Passeio ciclístico pela saúde e contra a Aids

Linha fina
Semana mundial de luta contra a doença ofertará ainda à população da cidade de São Paulo testes de HIV
Imagem Destaque

São Paulo – Um passeio ciclístico pelo centro histórico da cidade de São Paulo no domingo 30 integra as atividades da Semana Mundial de Luta Contra Aids que vão até 5 de dezembro. A organização é da Prefeitura em parceria com o Instituto CicloBR e o Movimento Conviva.

A concentração está marcada para 9h30, em frente à sede da administração municipal, no Viaduto do Chá. A pedalada terá um percurso de cinco quilômetros e passará por pontos como o Mosteiro São Bento, a Estação da Luz e o Palácio do Correio, esse último localizado no Vale do Anhangabaú, onde será encerrado.

No dia seguinte ao passeio, na segunda 1º, começa a campanha Fique Sabendo, com oferta gratuita de testes rápidos de HIV, na Praça da República, das 10h às 16h. O objetivo, segundo a prefeitura, é orientar a população sobre a importância do sexo seguro e do diagnóstico precoce do vírus, o que reduz os riscos da doença e melhora a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids.

Os testes serão oferecidos durante toda a semana nas diversas regiões da cidade, priorizando as áreas de concentração das populações chave para a epidemia.

CTA Henfil – O Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA) Henfil comemorará 25 anos na quarta-feira 3. Para marcar a data, será realizado um encontro com aqueles que fizeram e os que ainda fazem parte dessa história. Durante o evento, será exibido o documentário De gravata e unha vermelha, da diretora Miriam Chnaiderman.

Será lançado, ainda, um selo comemorativo dos 25 anos do espaço, o primeiro do estado, que trará a assinatura original do quadrinista Henrique de Souza Filho, o Henfil, cedida pelo seu filho, Ivan Consenza de Souza. Cartunista e escritor brasileiro, Henfil contraiu o vírus HIV em uma transfusão de sangue e morreu em janeiro de 1988, em decorrência de complicações da Aids.

Números – Desde o início da epidemia até 2013, foram 86.112 casos de Aids notificados no município de São Paulo, sendo 62.060 (72,1%) do sexo masculino. A taxa de incidência (casos por 100 mil habitantes) passou de 24,4 em 2009 para 18,6 em 2013. O número de óbitos por Aids, de 1981 até 2013, foi de 40.589 – desses 30.899 (76,1% ), do sexo masculino. A taxa de mortalidade também teve queda de 9,1 em 2009 para 6,7 em 2013.

Dia Mundial – Desde 1987, o 1° de dezembro é lembrado como o Dia Mundial da Luta contra o HIV/Aids. A data foi instituída pela Assembleia Mundial de Saúde, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), como maneira de reforçar a solidariedade, a tolerância e alertar as pessoas para a prevenção ao vírus HIV. Uma das estratégias da luta é o diagnóstico precoce. Ele permite uma melhora substancial na qualidade de vida do portador do vírus, diminui as taxas de mortalidade por Aids e atua como instrumento de prevenção.


Redação – 27/11/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1