Pular para o conteúdo principal

Sindicato fecha agência após assalto

Linha fina
Dirigentes orientaram funcionários do Bradesco a cobrar do banco emissão da Comunicação por Acidente de Trabalho
Imagem Destaque

São Paulo – A agência Praça Portugal do Bradesco, na zona oeste, foi assaltada por volta das 14h da quinta-feira 27. A ação, rápida, não deixou feridos, mas traumatizou os trabalhadores. Assim, o Sindicato interveio para impedir que a agência continuasse funcionando normalmente, conforme o banco queria.

Segundo o dirigente sindical Irinaldo Barros, o gerente regional visitou a unidade por volta das 15h e foi convencido a determinar seu fechamento. “Conversamos com ele e negociamos para que os funcionários fossem dispensados. Por mais que não tenham sofrido nenhum ferimento, estavam abalados psicologicamente”, justifica.

O Sindicato também orientou os trabalhadores a solicitarem ao banco a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). “O Bradesco em geral se recusa a emitir a CAT, mas o Sindicato vai continuar cobrando”, afirma a diretora do Sindicato Erica de Oliveira.

CAT – É por meio da CAT que o INSS é informado de que o trabalhador sofreu algum tipo de acidente de trabalho ou há suspeita de que tenha adquirido alguma doença ocupacional. A empresa tem a obrigação de emitir a CAT, mas caso não o faça, a entidade sindical pode fazer.

O documento é importante para registrar essa relação entre o trabalho realizado e um possível adoecimento ou acidente. É o que dá ao empregado, em caso de comprovação desse nexo, direito por exemplo ao auxílio-doença acidentário, que tem vantagens sobre o auxílio-doença comum, como a estabilidade de um ano no emprego após a alta do INSS, ou seja, após o retorno ao trabalho.


Andréa Ponte Souza – 27/11/2014
 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1