Pular para o conteúdo principal

Bancários elegerão representante na direção do BB

Linha fina
Escolha de um empregado no Conselho de Administração do banco público é uma conquista do movimento sindical. Será a segunda eleição
Imagem Destaque
São Paulo – Pela segunda vez os empregados terão a oportunidade de eleger o Conselheiro de Administração Representante dos Funcionários (Caref) do Banco do Brasil. O processo eleitoral foi aberto pela direção da instituição financeira na terça-feira 9.

As inscrições de candidatos vão até 19 de dezembro e estão aptos a concorrer ao cargo funcionários da ativa do banco em todo o país.

“É essencial que os trabalhadores estejam representados na principal instância decisória do BB. Assim têm a oportunidade de expor suas propostas para o fortalecimento do banco público e criticar quando ocorrerem medidas que venham a prejudicar a instituição e seu funcionalismo. Assim é importante que os trabalhadores de agências e concentrações acompanhem as propostas dos candidatos e votem com consciência”, afirma o diretor do Sindicato João Fukunaga.

Como votar – A votação ocorrerá em sistema eletrônico a ser disponibilizado pelo BB. O primeiro turno vai da 0h do dia 2 de fevereiro de 2015 às 23h59 de 6 de fevereiro de 2015. O segundo turno começa a 0h de 2 de março de 2015 e termina às 23h59 de 6 de março de 2015. Horário de Brasília.

O que é – A eleição do Caref é uma conquista das centrais sindicais. A reivindicação foi apresentada ao governo federal e resultou na Lei 12.353, aprovada pelo Congresso Nacional em dezembro de 2010.

A lei determina que toda empresa pública ou de economia mista com mais de 200 empregados, controlada pela União, deve ter um representante dos funcionários no seu Conselho de Administração, escolhido pelo voto direto.

O Conselho de Administração do Banco do Brasil é composto de sete membros: além do eleito pelos funcionários, são mais três indicados pelo governo federal, o presidente do banco e dois indicados pelos acionistas minoritários.

Tem como função definir políticas e centralizar decisões estratégicas do banco sobre negócios, crédito, orçamento, investimentos, remuneração dos diretores, dentre outras questões.

A lei define que o representante dos trabalhadores não pode participar de reuniões que deliberem sobre salários e benefícios dos funcionários. O movimento sindical cobra o fim desse impedimento.

Os bancários do BB elegeram o primeiro Caref em 2013. Após dois turnos o escolhido foi Rafael Matos.


Jair Rosa – 11/12/2014
 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1