Pular para o conteúdo principal

Acordo aprovado encerra ação da Nossa Caixa

Linha fina
Trabalhadores garantiram direitos relativos a duas horas extras pré-contratadas em processo que durou mais de 24 anos
Imagem Destaque
São Paulo – Ação movida pelo Sindicato contra a Nossa Caixa rendeu cerca de R$ 100 milhões aos que tinham duas horas extras pré-contratadas entre outubro de 1986 e junho de 1990.

O processo, que durou mais de 24 anos, foi encerrado na noite da quinta-feira 11, quando os bancários com direito ao ressarcimento aceitaram acordo proposto pelo Banco do Brasil, que incorporou a instituição estadual em 2008. A assembleia foi na Quadra dos Bancários.

“Foram anos de recursos em que o banco protelou o pagamento da dívida com seus empregados. O Sindicato ficou ao lado dos trabalhadores e acompanhou a ação por todo esse tempo, e assim conseguiu garantir o justo ressarcimento do que é direito dos bancários. Algumas pessoas nem sabiam da existência da ação, e todos saíram felizes da Quadra, festejando o que muitos consideraram como um presente de final de ano”, comemora a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

Quem tem direito – A ação será paga a 1.976 bancários da extinta Nossa Caixa que tinham duas horas extras pré-contratadas. Foram excluídos pela Justiça, durante o andamento do processo, os trabalhadores que já eram comissionados – ou seja, já recebiam pelas horas a mais –, e aqueles que faziam efetivamente seis horas, que tiveram o contrato de trabalho suspenso ou que já tinham quitado o contrato de trabalho por transação judicial.

Pagamento – A diretora executiva do Sindicato Raquel Kacelnikas explicou que com o acordo aprovado em assembleia, o próximo passo é sua homologação em Juízo. “Vamos levar o acordo para o juiz homologar. Se for homologado na sexta-feira 12 ou na segunda 15 e o BB creditar o dinheiro até o dia 19, nós começaremos a pagar até o dia 22 de dezembro.” A dirigente orienta os trabalhadores a se informarem sobre datas e prazos pelo site.


Redação – 11/12/2014
 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1