Pular para o conteúdo principal

Sindicato cobra respeito a abono-assiduidade

Linha fina
Entidade envia carta ao Santander reivindicando cumprimento do que está estabelecido na Convenção Coletiva de Trabalho; instituição tenta descaracterizar conquista ao institucionalizar day off, folga menos vantajosa ao trabalhador
Imagem Destaque

São Paulo – O Sindicato enviou carta ao Santander cobrando respeito ao abono-assiduidade. Conquista dos trabalhadores na Campanha Nacional 2013, permite o usufruto de uma folga remunerada por ano. Denúncias de bancários apontam que o banco vem descumprindo esse direito.

> Leia a íntegra da carta enviada

Após a assinatura da convenção coletiva de 2013, o Santander tentou descaracterizar a conquista ao institucionalizar o chamado day off, ou folga aniversário – já concedido por alguns gestores no dia do aniversário dos bancários – como se fosse o abono-assiduidade, garantido na cláusula 24ª da CCT.

> Santander tenta descaracterizar conquista

Embora parecidos, o abono-assiduidade e o day off possuem diferenças. O primeiro permite que o trabalhador goze de uma folga remunerada desde que não tenha tido nenhuma falta injustificada entre primeiro de setembro de 2014 e 31 de agosto de 2016. Para poder usufruir, o funcionário precisa também estar contratado no banco há pelo menos um ano.

O day off é mais restritivo, pois estipula prazos de até 60 dias da data do aniversário para o seu desfrute e exclui os empregados que estejam com seus contratos de trabalho suspensos por motivo de afastamento quando aniversariam.

No dia 18 de novembro, data da última negociação do acordo coletivo aditivo dos trabalhadores do Santander, os dirigentes sindicais colocaram a questão na mesa. Representantes do banco se comprometeram a dar resposta em 30 dias. Como isso não aconteceu, o Sindicato enviou carta cobrando retorno.

“Se o Santander quiser institucionalizar o day off, ótimo, mas o que não pode é descumprir o acordo e deixar de conceder o abono-assiduidade, porque este direito foi criado antes da formalização do day off pelo banco e está garantido na CCT, assinada entre a Fenaban e o Sindicato”, afirma a secretária executiva do sindicato Maria Rosani.


Rodolfo Wrolli – 23/12/2014
 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1