Pular para o conteúdo principal

Sindicato mantém parcerias pela inclusão social

Linha fina
Entidade apoia iniciativas que vão desde o resgate de crianças em situação de rua, por meio do Travessia, à construção de cisternas no agreste nordestino com o Comitê Betinho
Imagem Destaque
São Paulo – Um dos principais acontecimentos voltados à cidadania em 2014 foi realizado na capital paulista entre 8 e 14 de dezembro: o 2º Festival de Direitos Humanos. O Sindicato participou do evento por meio de duas parcerias que mantém de longa data: a Fundação Projeto Travessia e o CineB.

O primeiro, fundado em 1995, tem como missão desenvolver ações que possibilitem o resgate de crianças em situação de rua. Em sua participação na tenda montada em plena Praça do Patriarca, na região central da capital, educadores do Travessia mostraram um pouco de seu trabalho, reunindo diversas pessoas para um bate-papo sobre sua atuação.

> Situação de rua em debate no Patriarca

Já o CineB levou o cinema nacional a bairros da periferia das zonas norte, sul, leste e oeste da cidade. A parceria entre o Sindicato e a Brazucah Produções foi iniciada em 2007, e apenas em 2014 – incluindo as apresentações no 2º Festival da Cidadania – ocorreram  45 sessões, com exibições de longas e curtas-metragens brasileiros que atingiram um público total de 5.189 pessoas.

> CineB leva filmes a mais de 5 mil pessoas em 2014

Comitê Betinho – Outra importante parceria do Sindicato é com o Comitê Betinho-Ação da Cidadania. A entidade foi fundada por funcionários do antigo Banespa (hoje controlado pelo Santander) em 1993 – inspirado na Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.

Por meio de doações de diversos bancários a entidade consegue auxiliar organizações assistenciais na instalação de projetos que propiciam formação profissional para a geração de emprego e renda, promove o Natal sem Fome e com Livros e instala brinquedotecas em hospitais e escolas públicas.

No entanto, seu projeto mais arrojado é a construção de cisternas no agreste e sertão nordestino. De meados de 1998 a dezembro 2014 foram entregues 527 desses reservatórios a centenas de famílias carentes.

> Comitê Betinho quer construir mais cisternas

“Por meio dessas parcerias e outras iniciativas procurarmos interferir de forma positiva para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. Essa é a missão do que chamamos de Sindicato Cidadão”, afirma a diretora executiva do Sindicato Marta Soares.


Jair Rosa – 30/12/2014
 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1