Travessia

 

A Fundação Projeto Travessia é uma organização social que, desde 1995, trabalha com adolescentes e crianças em situação de risco, oferecendo uma nova perspectiva de vida ao buscar direitos fundamentais previstos na Convenção Internacional dos Direitos da Criança, Constituição Federal Brasileira e Estatuto da Criança e do Adolescente.

A fundação, que completou 20 anos em 2015, atua em três projetos: Lume Centro, NDT e Âncora.

> Vídeo: sucesso marca 20 anos do Travessia

O Lume Centro - Educação Sócio Protetiva na Rua trabalha, via atendimento direto, com crianças e adolescentes que estão em situação de rua, prioritariamente no centro de São Paulo.

O NDT - Núcleo de Desenvolvimento Travessia dissemina conhecimentos relativos ao enfrentamento de risco envolvendo crianças, adolescentes, famílias e comunidades. Oferece cursos e consultorias a entidades da rede de proteção à criança, com o intuito de elevar o padrão das práticas.

Já o Âncora – Família e Cidadania, assinado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de São Paulo, trabalha sistematicamente o desacolhimento e completa reintegração familiar e comunitária de crianças e adolescentes que estejam por longo período acolhidos, com ênfase nos adolescentes próximos de completar 18 anos.

Para a entidade, todo jovem deve conquistar autonomia e tornar-se protagonista dos seus atos, desenvolvendo consciência das responsabilidades que vai assumir para contribuir na formação de um país mais justo e solidário. O respeito ao adolescente em formação como sujeito de sua vontade, imaginação, criatividade, e valores culturais, além do estímulo à sua participação nas decisões, têm marcado a relação da Fundação com seu público alvo. Tais práticas estão fundadas na crença de que a participação ativa dos jovens na definição de sua vida e da sociedade contribui para a formação de uma postura cidadã.

Suas ações educativas promovem, junto a cada menino e menina, uma auto-reflexão sobre os riscos constantes a que estão sujeitos, para reconstruir coletivamente o sonho de um futuro melhor e a capacidade de transformar suas histórias pessoais. Todo atendimento promove o retorno desses cidadãos à escola regular, acompanhando-os – e também seus familiares – na reintegração ao convívio familiar e comunitário.

A fundação propõe a intervenção de caráter provisório na relação familiar dos educandos e o fortalecimento das famílias e comunidades para que, mais autônomas e emancipadas, possam atender melhor as necessidades de suas crianças e adolescentes.

> Acesse o site do Projeto Travessia e conheça melhor a iniciativa

Pluralidade - Crença na riqueza da diversidade e na importância da multiplicidade de opiniões e valores para o desenvolvimento de concepções mais dinâmicas e arrojadas. Na composição de seus conselhos, na montagem de suas equipes multidisciplinares de trabalho e na articulação da rede de parcerias, a Fundação investe na diversidade dos segmentos sociais representados e na presença de múltiplos pontos de vista como estratégia para agregar valores e atualizar as concepções que fundamentam sua atuação.

Parcerias - Todas as ações desenvolvidas contam com parcerias. São dezenas de organizações de atendimento, universidades, núcleos comunitários e secretarias municipais e estaduais que colaboram nos atendimentos. A consolidação de cada parceria passa por um trabalho de aproximação, definição de objetivos e responsabilidades, além de monitoramento das ações em colaboração.

Colaboração - Todos os cidadãos e segmentos sociais têm responsabilidades em relação ao direito de crianças e adolescentes e compromisso com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e solidária. Portanto, o espírito colaborativo é fomentado pela Fundação, visando a construção de uma rede de solidariedade que proporcione boas oportunidades às crianças e aos adolescentes, especialmente aqueles que vivem em situação de risco social e pessoal.

Ética - Como a grande maioria das organizações sociais, a Fundação Projeto Travessia também trabalha com recursos financeiros provenientes de renúncia ou incentivo fiscal, o que lhe confere caráter público. Com base nesse entendimento, ela assume sua responsabilidade ética, definindo em esferas coletivas prioridades e metodologias em consonância com políticas públicas, divulgando a prestação de contas sobre recursos investidos e resultados obtidos.

Profissionalização - As ações sociais serão tão mais efetivas quanto mais profissionalizadas se apresentarem. Baseada nessa compreensão, a Fundação Projeto Travessia conta com profissionais de alta competência técnica, continuamente capacitados, que desenvolvem planejamento, monitoramento e avaliação de todo o trabalho realizado.

 
 
Copyright © 2011 - Sindicato dos Bancários. Todos os direitos reservados.