Central de Atendimento

 

De segunda a sexta, das 8h às 20h. Para atendimento direto ligue 3188-5200
 

Precisa fazer uma denúncia ao Sindicato? Ou o que deseja é consultar ações jurídicas - individuais e coletivas - aposentadoria, cálculo de contribuição e valor?

Se a informação que o bancário precisa é sobre algum desses assuntos ou se quer apenas saber sobre o desconto no teatro, próximo filme que será exibido no CineB, sobre a programação do Café ou se matricular em algum curso de formação, A Central à disposição para tirar dúvidas e encaminhar às devidas secretarias.

A Central funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. São dezenas de serviços aos associados em uma área de 500 metros quadrados no andar térreo do edifício Martinelli (Rua São Bento, 413). Os sócios têm um espaço para relaxar e podem utilizar internet no Cyber que também funciona até as 20h. O serviço é gratuito.

> Clique aqui e veja como fazer para se sindicalizar

Principais serviços

Informações gerais
Consultas sobre FGTS, IR, legislação, recebimento de denúncias.

Secretaria Cultural
Venda de ingressos, pacotes de viagens e outros eventos, informações sobre convênios e eventos.

Secretaria de Formação Sindical
Inscrições em cursos de formação, emissão de cartas para escolas e faculdades conveniadas, informações sobre cursos e convênios.

Secretaria de Saúde
Encaminhamento ao serviço médico, informações sobre a área.

Secretaria Jurídica
Entrada de processos individuais, consultas, informações sobre ações (inclusive coletivas), agendamento de consulta com advogados; informações jurídicas em geral.

Secretaria Financeira
Processo de filiação, entrega de brindes e prêmios da campanha de sindicalização, informações gerais.

Secretaria de Bancos
Informações políticas. Haverá sempre um diretor do Sindicato de plantão.

Bancredi
Atendimento a cooperados e interessados em participar. 

Perguntas e respostas: tire suas dúvidas

    Sindicalização

  • 1. Como faço para me sindicalizar?

    Você, bancário, tem várias opções:

    a) No site do Sindicato, clique em Sindicalize-se. Preencha a ficha, enviando todos os seus dados. A entidade irá entrar em contato, depois, um diretor ou funcionário irá passar em seu local de trabalho para que você possa assinar a filiação. Mas lembre-se, só depois da assinatura é que seu pedido será devidamente aceito.

    b) Se você preferir, clique no link Sindicalize-se, imprima a ficha, assine e entregue nas regionais ou para um dos representantes do Sindicato que vão ao local de trabalho. c) Compareça à Central de Atendimento, rua São Bento, 413 – Centro.

    d) Compareça a uma das regionais.

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  • 2. Qual o valor da mensalidade sindical e sua forma de pagamento?

    a) Para Bancários : 1% do salário bruto, acrescido do valor R$ 10,03 (dez reais e três centavos), limitado em R$ 117,82 (Cento e dezessete reais e oitenta e dois centavos).

    b) Para Financiários : O valor da mensalidade é de 1% do salário bruto, mais R$ 9,05 (nove reais e cinco centavos), com teto de R$ 106,15 (Cento e seis reais e quinze centavos).

    c) Para os funcionários das Cooperativas de Crédito o valor é 1% do salário bruto, acrescido do valor R$ 7,34 (sete reais e trinta e quatro centavos), limitado a R$ 88,63 (Oitenta e oito reais e sessenta e três centavos).

    d) Estagiários, Terceirizados e outras categorias (pagamento por boleto semestral): 1% do salário mensal, limitado a R$ 107,96.

    Pagamento com boleto - 1%

    Teto - R$ 107,96

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  • 3. Como faço para cancelar minha sindicalização?

    Você deve entrar em contato com o Central de Atendimento (3188-5200), solicitando o cancelamento. Após o pedido um representante do Sindicato entrará em contato no prazo de 72 horas. Mas lembre-se: o cancelamento da sindicalização só poderá ser feito na Central de Atendimento, que fica na Rua São Bento, 413 – Centro.

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  • 4. Acabei de me transferir de um banco para outro. Minha sindicalização continua valendo?

    Para que a sua sindicalização continue ativa, é necessário preencher um documento de autorização de desconto de mensalidade no novo banco (transferência de sindicalização).Este documento pode ser preenchido: a) Ligando para Central de Atendimento (3188-5200) e solicitando que um dos representantes do Sindicato compareça em seu local de trabalho para assinar a transferência de sindicalização. b) Comparecendo em uma das regionais. c) Comparecendo na Central de Atendimento Pessoal - Rua São Bento, 413 – Centro – Atendimento - Segunda à Sexta das 8h às 20h.

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  • 5. Se eu mudar de base, tenho que avisar o Sindicato de São Paulo, Osasco e Região?

    Sim, nesta situação, é necessário comunicar o Sindicato pelo fax 3104-3033, informando sobre a mudança de base e mencionando seus dados como nome,banco,matrícula do banco e telefone para contato e assinatura.

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  • 6. Como posso solicitar a segunda via da minha carteirinha de sócio do Sindicato?

    Para obter a segunda via da sua carteirinha de sindicalizado, basta seguir um dos itens abaixo: a) Enviar e-mail (centraldeatendimento@spbancarios.com.br), com os seguintes dados:nome completo, banco, nº da matrícula sindical e funcional, endereço atual completo. b) Ligar para Central de Atendimento (3188-5200) e fazer a solicitação. c) Direto na Central de Atendimento Pessoal - Rua São Bento, 413 – Centro – Atendimento - Segunda à Sexta das 8h às 20h. d) Comparecer em uma das regionais.

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  • 7. Como faço para atualizar meu cadastro?

    Para atualizar seus dados de sindicalizado, basta seguir um dos itens abaixo: a) Enviar e-mail (centraldeatendimento@spbancarios.com.br), com os seguintes dados:nome completo, banco, nº da matrícula sindical e funcional, endereço atual completo e telefones de contato. b) Ligar para a Central de Atendimento (3188-5200). c) Comparecer na Central de Atendimento Pessoal - Rua São Bento, 413 – Centro – Atendimento - Segunda à Sexta das 8h às 20h. d) Comparecer em uma das regionais

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  • 8. Esqueci meu número de matrícula sindical. Como faço para recupera-lo?

    Caso isto ocorra envie um e-mail para centraldeatendimento@spbancarios.com.br, informando o nome completo, banco e número de sua funcional. Se preferir, ligue para a Central de Atendimento (3188-5200) ou compareça pessoalmente na Central de Atendimento Pessoal Rua São Bento, 413 – Centro – Atendimento - Segunda à Sexta das 8h às 20h.

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  • Jurídico

  • 1. Gostaria de saber como está o andamento do meu processo?

    Você pode ligar para a Central de Atendimento (3188-5200), e solicitar um retorno do advogado. È necessário informar o número do processo, vara e ano. Para maiores detalhes e consulta da pasta do processo,é necessário agendar um horário (3188-5200), para uma consulta com o advogado de plantão na Central de Atendimento Pessoal - Rua São Bento, 413 – Centro.

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  • 2. Gostaria de saber mais sobre a Comissão de Conciliação Voluntária.

    O Sindicato firmou acordos coletivos de trabalho para a criação de Comissões de Conciliação Voluntária com diversos bancos. Atualmente, temos em funcionamento as CCVs do Banco Santander, Itau Unibanco e Caixa Econômica Federal.

    A fim de esclarecimento, convém detalhar como funciona uma CCV. Trata-se de procedimento extrajudicial, no qual o bancário(a) procura o sindicato, na intenção de formalizar um pedido com as reivindicações de direitos decorrentes do contrato de trabalho, como por exemplo, 7ª e 8ª hora, excedentes a 8ª hora diária, equiparação salarial e salário substituição.

    Aos interessados, o agendamento deve ser feito pela Central Telefônica (3188-5200) ou pessoalmente na Central de Atendimento Pessoal Rua São Bento, 413 – Centro - Atendimento - Segunda à Sexta das 8h às 20h. Para se submeter ao procedimento da CCV, o bancário deverá providenciar os seguintes documentos: (02 cópias do RG e CPF (ou CNH), 01 cópia da CTPS (folhas – foto, qualificação civil, contrato de trabalho (constando admissão, alterações contratuais e desligamento), além do TRCT.

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  • 3. Gostaria do auxílio do Sindicato para entrar com um processo trabalhista. Como faço?

    É necessário agendar uma consulta com os advogados de plantão para análise do caso. O agendamento deve ser feito pela Central de Atendimento (3188-5200) ou pessoalmente (Rua São Bento, 413 – Térreo – Centro).

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  • 4. Como sei se tenho direito a receber dinheiro pela ação movida pelo Sindicato sobre o FGTS dos planos Collor e Verão?

    Não existe uma relação de nomes. A ação do Sindicato contempla todos os bancários sócios ou não que estavam trabalhando em banco em 28 de janeiro de 1993 e que tinham conta vinculada do FGTS em janeiro de 1989 e abril de 1990. Caso o bancário tenha feito acordo com o Governo/CEF até 31/12/2003 (adesão pela CEF, pelos Correios ou pela Internet) está fora da ação do Sindicato. Se não aderiu a este acordo, faz parte da ação. O Sindicato conseguiu em maio de 2005 a liberação integral dos expurgos. Para mais esclarecimentos, entre em contato com a Central de Atendimento no telefone 3188.5200 ou pelo site www.spbancarios.com.br.

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  • 5. Qual é o andamento do processo de horas extras do Banerj?

    A ação foi finalizada. Para saber se você tem direito, ou para mais informações, ligue para 3188-5200.

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  • 6. Como faço para saber se tenho direito a ação do Anuênio do Itaú?

    Tem direito a receber o anuênio os bancários ativos, aposentados e ex-empregados que tenham completado no minimo um ano de banco em março de 80. Para saber se o seu nome consta da lista e quais os documentos necessários para o recebimento favor ligar para a Central de Atendimento ao Bancário, fone: 3188.5200.

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  • 7. Sentença da Educação (Mandado de Segurança Coletivo) que permitia aos bancários sindicalizados, a dedução integral dos gastos com educação. Como proceder?

    O Mandado de Segurança Coletivo nº 970000192-0 de 17/04/1997 que possibilita a categoria bancária a deduzir despesas integrais de educação foi julgado pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF) em 07/05/2008, cuja íntegra da decisão por 2 (dois) votos a 1 (um), deu provimento ao apelo da Receita para não autorizar o desconto integral das despesas de educação, devendo ser observado o teto imposto pela Receita Federal. A tese vencedora fundamentou suas razões na legalidade estrita, isto é, assevera que “não havendo lei que estabeleça a redução da base de cálculo, como no valor efetivamente desembolsado pelo contribuinte a título de gastos com educação, não se poderá falar em exclusão de parcela de rendimento ou provento da base de cálculo do imposto de renda, uma vez que a instituição de tributos e a concessão de eventuais benefícios fiscais reclamam a existência de lei. (...) Aliás, em estrito cumprimento ao disposto no § 6º do art. 150 da Carta Magna, não poderia o Judiciário estabelecer isenção ou redução de qualquer tributo, sob pena de usurpação de funções”. O referido acórdão foi omisso quanto ao termo inicial de eficácia da cassação, ou seja, não especificou se os efeitos da decisão irão ou não retroagir à época da propositura da ação. Aos que se utilizaram da decisão favorável antes existente na hipótese de serem convocados pela Receita Federal (recebimento de notificação) devem seguir as orientações abaixo: Atualmente a Receita Federal está emitindo comunicados – notificações – referentes à cobrança do Imposto de Renda Relativo aos anos bases em que o bancário utilizou a liminar da educação. A liminar, na época de sua atividade, suspendia a cobrança. Entretanto, com o atual julgamento do recurso que deu provimento ao questionamento da União, a liminar perdeu sua eficácia, sendo neste momento, válida a cobrança do Imposto de Renda no período de utilização da liminar. Importante verificar quais os atos requeridos pela Receita Federal que podem compor: a) Retificação das declarações antigas; b) Recolhimento do IR com DARF Assim, a sugestão é o comparecimento a agência da Receita Federal a qual foi enviada a comunicação e verificar a melhor forma de como realizar os acertos devidos com a Receita Federal. Há notícias de que o parcelamento está sendo apresentado como uma forma de resolução da questão, inclusive com a exclusão de multas e correção.

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  • 8. Procedimentos para Homologação

    1 - AGENDAMENTO DE HOMOLOGAÇÃO Para agendar homologação, basta trazer na Central de Atendimento Pessoal ( Rua São Bento, 413) 48 horas antes os seguintes documentos: TRCT - TERMO DE RESCISÃO DE CONTRATO DE TRABALHO 12 ÚLTIMOS COMPROVANTES DE PAGTO. (Holerites) O horário para o agendamento é das 09:00 ás 16:00. 2 - AGENDAMENTO DE HOMOLOGAÇÃO - BANCÁRIOS FALECIDOS O agendamento é realizado normalmente conforme procedimento acima. Segue a documentação para este caso: Termo da Rescisão Contratual 12 - ultimos hollety No dia da homologação além dos documentos do item 3, o procurador deverá trazer também: 1 - Cópia simples da procuração 1- Cópia simples do motivo da falecimento (certidão de Obito) e demais documentos que serão solicitados durante o agendamento para que o procurador receba todos as verbas corretamente. 3 - DOCUMENTOS PARA O "DIA" DA HOMOLOGAÇÃO I - Conferência para Homologação do TRCT- Prazo 48 horas antes deverão ser entregues ao setor competente. 1- Os documentos de homologação deverão ser entregues 48 horas antes do ato homologatório, para viabilizar a conferência dos cálculos constantes do TRCT, bastando para conferência apenas cópia do TRCT e os Últimos 12 demonstrativos de pagamento ou ficha financeira. II - Documentos necessários 1- Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho em 5 (cinco) vias. 2- Últimos 12 demonstrativos de pagamento ou ficha financeira. 3- Carteira de Trabalho (todas que o funcionário possuir) com todas as atualizações de salários, férias, promoções e as fusões ocorridas entre as instituições e a comprovação das contribuições sindicais. 4- Carta do aviso prévio. 5- Exame médico demissional - NR-7. 6- Formulário de seguro desemprego. 7- Extrato atualizado do F.G.T.S , qual seja, extrato para fins rescisórios emitido pela CEF . GRFC com autenticação bancária, comprovando o recolhimento da multa, e depósitos das verbas rescisórias. 8- Demonstrativo do trabalhador de recolhimento FGTS rescisório, destacando o valor do trabalhador ( 40% ) e o valor devido pela empresa ( 50% )- informações financeiras. 9- Comprovante de pagamento ou cheque administrativo para pagamento da rescisão no ato da homologação 10- Cópia do pedido de demissão. 11- carta de concessão ao aposentado 12- Carta de preposição e confirmação se o mesmo é empregado do banco (exibição do crachá ou carteira funcional), para validar a representação junto ao Sindicato. 13- Procuração com firma reconhecida com poderes específicos para a o ato homologatório, quando o trabalhador estiver ausente para o ato homologatório. III - Ausência do ex-empregado para homologação: O empregador deverá comprovar a convocação do ex-empregado 72 horas antes do ato homologatório. Comprovando que o empregado estava ciente da data, horário e endereço da homologação no Sindicato, através de envio de telegrama, ou carta comunicando a homologação devidamente assinada pelo empregado. Emissão de “carta de faltante “- Na hipótese de trabalhador ausente – o Sindicato certificará a validade da convocação e ausência do interessado, a fim de interromper-se o prazo para a homologação, conforme determina a cláusula 41ª. da CCT em vigor. “Emissão de carta de faltante “ IV- Demais documentos e orientações: 1- Orientações quanto à prorrogação do Plano de Saúde conforme CCT, além de orientações sobre a lei 9656/98, que assegura plano de saúde vitalício ao aposentado, além da prorrogação de no mínimo 6 meses e um máximo de em até 24 meses, como beneficiário da assistência médica. 2- Frise-se que as informações quanto ao Plano de Saúde e Fundo de Pensão, o preposto de cada instituição, deverá trazer as informações de valores e procedimentos, além do telefone de contato do departamento responsável na instituição. 3- Quanto ao curso de requalificação profissional, previsto em CCT, fornecemos um folheto com valor da verba para ser utilizada e prazo para o requerimento da mesma, bem como relação de cursos oferecidos pelo centro de Formação do Sindicato, com endereço e telefone para mais informações

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  • Saúde e Previdência

  • 1. Como faço para consultar informações sobre a Previdência Social?

    Todas as informações relacionadas ao INSS, como abertura de processo ou andamento e reversão de benefícios deverão ser agendadas com os advogados específicos. Para isso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento por telefone (3188-5200) ou pessoalmente (Rua São bento, 413 – Térreo, Centro).

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  • 2. Qual o tipo de assistência médica e hospitalar a que um bancário despedido tem direito?

    CLÁUSULA QUADRAGÉSIMA: ASSISTÊNCIA MÉDICA E HOSPITALAR - EMPREGADO DESPEDIDO O empregado dispensado sem justa causa, a partir de 1º.09.2012, poderá usufruir dos convênios de assistência médica e hospitalar contratados pelo banco, pelos períodos abaixo especificados, contados do último dia de trabalho efetivo e determinados conforme tempo de casa, mantidas as condições do plano ao qual se vincula o empregado, respeitadas as situações mais favoráveis. Até 5 (cinco) anos - 60 (sessenta) dias Mais de 5 (cinco) até 10 (dez) anos - 90 (noventa) dias Mais de 10 (dez) até 20 (vinte) anos - 180 (cento e oitenta) dias Mais de 20 (vinte) anos - 270 (duzentos e setenta) dias PARÁGRAFO ÚNICO Os empregados dispensados, sem justa causa, até 31 de agosto de 2012, estão abrangidos pelas condições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012.

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  • 3. O Sindicato pode emitir uma CAT?

    Sim. Quando o banco se negar a abrir, o Sindicato, mediante alguns documentos apresentados pelo bancário, poderá efetuar a emissão da CAT. Para maiores informações sobre a abertura, bem como documentos necessários, contate a Central Telefônica - 3188-5200.

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  • 4. Posso continuar utilizando o mesmo plano de saúde?

    Lei 9656/1998 – Art. 30 estabelece que o bancário demitido tem direito a utilizar a assistência médica por mais dois anos após o período estipulado pelo Acordo Coletivo 2009/2010, assumindo o total das despesas sendo à parte do banco e do bancário.
    Lei 9656/1998 – Art. 31 estabelece que o bancário aposentado com mais de dez ano na empresa tem direito a utilizar a assistência médica vitalícia, assumindo o total das despesas sendo à parte do banco e do bancário. Só tem direito a utilizar esta Lei o bancário que tem mensalmente desconto de assistência médica em holerite. Exemplo: O bancário do Bradesco não tem este direito, pois só paga a assistência médica quando utiliza. É necessário fazer uma carta ao RH do banco no prazo de 30 dias após a data de demissão solicitando a continuidade do convênio.

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  • 5. O Sindicato tem um serviço de acompanhamento de aposentadorias? E quais são os documentos necessários para fazer o cálculo?

    Os associados do Sindicato podem dar entrada e acompanhar o processo de aposentadoria para bancários, também conhecido como serviço previdenciário de aposentadoria. Além das informações gerais, o bancário associado também pode fazer o cálculo do tempo de contribuição, simulação do valor e a entrada e o acompanhamento do processo pelo Sindicato. O atendimento é feito às segundas, terças e sextas-feiras, das 10h às 19h, na sede da entidade ( Rua São Bento,413). Às quartas, a consulta será feita na regional Osasco ( Rua Presidente Castelo Branco,100), no mesmo horário. O bancário que não puder comparecer pessoalmente poderá tirar dúvidas pelo e-mail jonas@spbancarios.com.br ou aposentadoria@spbancarios.com.br. Para dar entrada nas aposentadorias o bancário sindicalizado deve trazer cópias autenticadas dos seguintes documentos: RG, CPF, PIS, Título de Eleitor, Certidão de Casamento ou Nascimento e os últimos dois Holeriths e cópias comuns do Comprovante de Endereço e das páginas 1 ( foto ), 2 ( qualificação civil ) e Registros da Carteira Profissional ( Também trazer as Carteiras Profissionais Originais ) Para simulação do cálculo de valor de aposentadoria: todos os holerites ou comprovantes de salários de contribuição da data de julho/1994 até a data atual. Para efeito de cálculo de tempo de contribuição: todas as carteiras profissionais e o número do PIS. Para detalhes,ligue no 3188-5200,demais dúvidas também poderão ser esclarecidas através do e-mail: aposentadoria@spbancarios.com.br APOSENTADORIA: Aposentadoria proporcional Homem: 53 anos de idade e 30 anos de contribuição + pedágio de 40% sobre o tempo que faltar para os 30 anos em 16 de dezembro de 1998. Mulher: 48 anos de idade e 25 anos de contribuição + pedágio de 40% sobre o tempo que faltar para os 25 anos em 16 de dezembro de 1998. Integral Homem: 35 anos de contribuição independente da idade, aplicando o fator previdenciário. Mulher: 30 anos de contribuição independente da idade, aplicando o fator previdenciário. Pré – aposentadoria Grupo Santander: Homem: mínimo 25 anos de banco, 24 meses de estabilidade. Menos de 25 e mais de 5 anos de banco, 12 meses de estabilidade. Mulher: mínimo 21 anos de banco, 24 meses de estabilidade. Menos de 21 e mais de 5 anos de banco, 12 meses de estabilidade. Entrega da carta para estabilidade da pré – aposentadoria – quando atingir o tempo para aposentadoria (proporcional ou integral), o que completar primeiro. Banco do Brasil: Tanto o homem como a mulher não tem estabilidade de pré-aposentadoria. Pode aposentar na proporcional ou na integral. O bancário deve consultar as regras da previ para a complementação. Privados, Caixa Federal, cooperativas de crédito e financiários: Homem : mínimo 28 anos ininterruptos no mesmo banco, 24 meses de estabilidade. Menos de 28 e mais de 5 anos de banco, 12 meses de estabilidade. Mulher: mínimo 23 anos ininterruptos no mesmo banco, 24 meses de estabilidade. Menos de 23 e mais de 5 anos de banco, 12 meses de estabilidade. Entrega da carta para estabilidade da pré – aposentadoria – quando atingir o tempo para aposentadoria, caso queira, o Sindicato dispõe de modelo de carta.

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