90 anos

 

O Sindicato completou 90 anos de história no dia 16 de abril de 2013, trajetória repleta de lutas e conquistas não apenas para a categoria bancária e a classe trabalhadora como também na construção, defesa e fortalecimento da democracia brasileira.

Desde a fundação foram incontáveis eposódios onde os representantes da categoria colocaram todo seu engajamento, determinação e, muitas vezes, a vida, a serviço de um país mais justo.

Visando preservar a história, o Sindicato promoveu cerimônias e publicações, como o Livro dos 90 anos, a Folha Bancária Especial, o Gibi dos 90 anos, curtas-metragens e entrevistas com ex-presidentes e personagens destacáveis nestas nove décadas. Abaixo, um roteiro de como ter acesso a tudo o que foi produzido em nome de uma das maiores lutas proletárias na história de todo o planeta.

Aproveite! A leitura vai fazer você se orgulhar ainda mais de ser bancário.
 

90 anos - Livro e Gibi

O produto de quase um ano do trabalho de dezenas de pessoas – entre historiadores, pesquisadores, consultores, revisores, desenhistas gráficos, funcionários e diretores do Sindicato – foi finalmente materializado no livro 90 Anos Fortalecendo a Democracia com 178 páginas e cerca de 500 imagens.

Também foi lançado o Gibi dos 90 anos, produzido por Marcio Baraldi, cartunista que conta há 20 anos a história do Sindicato por meio da sua arte e dos personagens, com destaque para o Euriko e a Ritalinda.

> Clique aqui para saber mais e ter acesso ao livro e ao gibi

 

90 anos - FBs Especiais

A história da entidade contada pelo jornal que tem história. São sete edições, cada uma retratando um período, com visual que relembra os veículos de comunicação do Sindicato que circulavam à época.

Em todas, destaques para as grandes lutas e conquistas da categoria e da classe trabalhadora, perfis de protagonistas de nove décadas de mobilizações, além de entrevistas com todos os presidentes de 1979 para cá. Há também fotos marcantes dos períodos retratados e imagens que chamaram a atenção da sociedade brasileira.

A primeira vai de 1923 a 1945 e a segunda, de 1946 a 1979. Logo depois, o período abordado foi de 1979 a 1986, seguido da quarta edilção, de 1987 a 1992. A quinta é de 1993 a 2002; depois, de 2003 a 2010; e a última fecha de 2010 a 2013.

> Clique aqui para ter acesso a todas as FBs Especiais

 

90 anos - Curtas-Metragens

Dentre os diversos lançamentos para comemorar os 90 anos do Sindicato, estão curta-metragens contando a história da entidade de uma maneira mais simples. Serão seis vídeos, um geral, chamado Sindicato dos Bancários 90 anos, e outros tratando de temas específicos: Igualdade de Oportunidades, Comunicação e Cultura, Sindicato Cidadão; Jornada, Saúde e Condições de Trabalho; e Convenção Coletiva Nacional de Trabalho.

> Clique aqui para ter acesso a todos os curtas produzidos

 

90 anos - História

Alguns dos fatos mais marcantes dessas nove décadas de trajetória da entidade confundem-se com a história do país, como a luta pelo fortalecimento da democracia, por inclusão social e pela ampliação de direitos à classe trabalhadora, destaques em uma imensidão de temas.

Aqui, o bancário vai poder acompanhar de maneira detalhada o que de mais especial aparece na história de sua categoria.

> Clique aqui para ter acesso a todas as matérias

 

90 anos - Perfis

Dentre os milhões de trabalhadores que construiram a história da categoria bancária, muitos foram protagonistas. Seria impossível colocar todos, então alguns foram destacados em nome de todos aqueles que doaram um pouco, muito ou toda sua vida pela democracia e a justiça.

Aqui serão elencados anônimos que, "por traz das câmeras", solificaram os bancários como uma das categorias mais expressivas da classe trabalhadora e da sociedade.

> Clique aqui para ter acesso a todos os perfis

 

90 anos - Presidentes

Desde 1979, sete presidentes passaram pelo Sindicato. Augusto Campos; Luiz Gushiken; Gilmar Carneiro; Ricardo Berzoini; João Vaccari; Luiz Cláudio Marcolino; e a atual, Juvandia Moreira, a primeira mulher a exercer a função.

Cada um deles contou muitas histórias de determinação, engajamento, dedicação e, mais do que tudo, amor à  luta pela classe trabalhadora brasileira. Desde os tempos da ditadura, passando pela redemocratização, criações da CUT e do PT, pelos massacrantes anos do neoliberalismo, desembocando nos desafios do atual governo democrático.

> Clique aqui para ter acesso às entrevistas
 


 

 
 
Copyright © 2011 - Sindicato dos Bancários. Todos os direitos reservados. RS Web Interactive - www.agenciars.com.br