Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cidadania

Dia de Combate à Discriminação Racial: por uma sociedade sem racismo

Imagem Destaque
imagem mostra dois braços dados, um de uma pessoa de pele preta e outro de uma pessoa de pele branca

Em 21 de março de 1960, cerca de 20 mil negros e negras protestavam na África do Sul contra lei que limitava os lugares por onde a população preta podia circular. Apesar de a manifestação ser pacífica, tropas do Exército atiraram contra a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186.

O episódio que ficou conhecido como o Massacre de Shaperville. Em 1966, em memória às vítimas do massacre e em homenagem à luta contra o apartheid, a Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a data como Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

O Coletivo de Combate ao Racismo do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região destaca que a data deve ser lembrada como um dia de luta.

“É uma importante data de luta para a população negra de todo o mundo e para a sociedade. Nós, dirigentes bancários do coletivo de combate ao racismo do Sindicato, aproveitamos o dia para reafirmar nossas bandeiras históricas: por igualdade de oportunidades nos bancos para negras e negros, e pelo fim da discriminação racial no país. Lutamos pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos, sem racismo ou qualquer discriminação”, destaca a diretora executiva do Sindicato Ana Marta.

seja socio