Pular para o conteúdo principal

Fenae e Contraf-CUT enviam carta ao ministro Haddad contra a criação de subsidiárias das Loterias

Imagem Destaque
Imagem mostra topo do edifício sede da Caixa Econômica Federal

A Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa) e a Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT) encaminharam nesta segunda 8 carta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em que manifestam preocupação com a possibilidade de criação de uma subsidiária para operar as loterias do banco público. As entidades ressaltam no documento posicionamento contrário a medida, que pode comprometer o papel social da Caixa.

De acordo com a Fenae, a medida foi ventilada em governos anteriores e graças a pressão das entidades representativas dos empregados do banco não foi concretizada. 

“Historicamente, as loterias Caixa tem sido fundamentais para a redução das desigualdades sociais no país, por meio do repasse de recursos às políticas sociais. Cerca de 40% do lucro da Caixa Loterias é para investimentos em saúde, educação e projeto sociais”, enfatiza a carta.

Segundo dados divulgados pelo banco, em 2023 dos R$ 23,4 bilhões arrecadados em Loterias R$ 9,2 bilhões foram para destinação social. 

A Fenae lembra ainda da expertise da Caixa no serviço. São décadas operando com eficiências as loterias.

A Federação reivindicou ao ministro que seja revista a criação da subsidiária.

Mobilização

Para marcar o posicionamento contra a possibilidade da criação de uma subsidiária para operar as loterias do banco público, entidades e empregados se reúnem, nesta segunda-feira, às 15h, em ato na Matriz 1 da Caixa, em Brasília.

seja socio