Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Desligamentos

Banco Original não reverte demissões por justa causa

Imagem Destaque
Banco Original não reverte demissões por justa causa

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região reuniu-se na sexta-feira 28 com o Banco Original, de forma on line, para tratar das demissões por justa causa de pelo menos cinco gerentes comerciais, ocorridas no dia 6 de outubro. O Sindicato reivindicou que o banco revertesse as demissões ou pelo menos a justa causa, mas o Original manteve a decisão.

“O banco nos comunicou que houve análise do caso por sua área de compliance e seu departamento jurídico e a conclusão foi que manteriam as demissões por justa causa. Pedimos então que o Original abrisse os dados para nós, mas eles alegaram que não poderiam mandar as informações por e-mail por conta da lei de proteção de dados, e convidaram a entidade para uma visita presencial na qual, aí sim, poderiam mostrar os detalhes dos casos. Será marcada uma data para essa visita”, relatou o dirigente sindical Jair Alves.

Jair informa que, diante da intransigência do banco, o Sindicato colocará seu departamento jurídico à disposição dos bancários demitidos, para que os trabalhadores possam entrar com uma ação coletiva, se assim quiserem. “Estamos conversando com esses bancários para avisá-los que podem contar com nossa assessoria jurídica”, reforça.

Entenda

O motivo alegado pelo banco para as cinco demissões foi o mesmo: uso indevido do app de táxi, serviço que o Original disponibilizava aos funcionários para que se deslocassem de casa para o trabalho ou para visitar clientes.

Os demitidos relataram à entidade que não houve uso inadequado do serviço. Até porque os vouchers de táxi eram validados com as assinaturas dos respectivos gerentes e superintendentes das áreas onde atuavam. Além disso, eles nunca foram advertidos sobre qualquer problema, como deveria ter feito o banco diante de qualquer dúvida.

seja socio