Pular para o conteúdo principal

Sindicato entrega à vice-presidente da Caixa cartas com reivindicações dos empregados

Imagem Destaque
Foto mostra dirigentes sindicais  no Nação Caixa durante entrega de documento contendo reivindicações dos empregados da Caixa

Representantes dos empregados da Caixa entregaram à vice-presidente em exercício do banco, Magda Carvalho, três cartas contendo reivindicações dos bancários da empresa pública. Os documentos foram encaminhados durante o Nação Caixa, evento voltado para gestores do banco, nesta terça-feira 14, em Atibaia, no interior de São Paulo.

As cartas (leia aqui na íntegra) enfatizam problemas que atingem os empregados da Caixa: o “apagão” na qualidade de atendimento do Saúde Caixa; a falta de empregados acarretada pelos sucessivos planos de demissão voluntária, e até mesmo a falta de espaços físicos para empregados das áreas-meio poderem trabalhar; e problemas que afetam os participantes da Funcef, bem como a própria sustentabilidade do fundo de pensão.

Saúde Caixa

Os principais problemas enfrentados sobre o Saúde Caixa envolvem atrasos no pagamento de credenciados, aumento de descredenciamentos e o suporte deficiente da central de atendimento.

Falta de empregados

O documento frisa o encolhimento da estrutura da Caixa, no período de três anos sob a administração Pedro Guimarães. Conforme balanço publicado, ao final de 2018 havia na empresa 84.952 empregados e 11.409 estagiários e aprendizes, além de 3.375 agências. Já no último balanço, que traz os números de setembro de 2021, o número de empregados é 84.751, o número de estagiários e aprendizes é 7.175 e o de agências, 3.372.

Funcef

Já com relação à Funcef, o documento ressalta as mudanças no estatuto da Fundação e no regulamento do plano Reg/Replan, em desacordo com o que previa o estudo vigente à época, com graves prejuízos para os participantes.

Também enfatiza a demora no retorno do convênio do INSS com a Caixa e a Funcef; a falta de soluções para a incorporação do REB pelo Novo Plano; e ameaça representada pela CGPAR 25, cuja implementação integral, na prática, acaba com o conceito de previdência construído desde a criação da Funcef, em 1977, na medida que prevê a criação de planos CD, que não possuem mutualismo.

“Nossa intenção era entregar os documentos nas mãos do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, mas ele se recusou a receber os representantes dos empregados do banco, e mandou a vice-presidente receber as cartas. É importante que a Caixa nos dê retorno a respeito destes temas que afligem os bancários e bancárias da empresa pública.”

Valter San Martin Ribeiro, empregado aposentado da Caixa e diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região

A entrega do documento foi feita por dirigentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, da Apcef/SP, do Sindicato dos Bancários do ABC, do Sindicato dos Bancários de Jundiaí, do Sindicato dos Bancários de Guarulhos e do Sindicato dos Bancários de Bragança Paulista.

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
carta Pedro fenae (1).pdf (6.18 MB) 6.18 MB