Pular para o conteúdo principal

Saúde Caixa: assembleia é suspensa por liminar judicial

Imagem Destaque
Logotipo do Saúde Caixa

Atualização (8/12): a votação sobre o acordo específico do Saúde Caixa teve início 19h. Assembleia segue aberta até 22h. Sindicato dos Bancários, Comando Nacional dos Bancários e CEE/Caixa (Comissão Executiva dos Empregados da Caixa) indicam a aprovação do acordo. Vote agora no link https://assembleia.spbancarios.com.br

Atualização: Devido a retificação do edital da nova assembleia do Saúde Caixa, o horário da assembleia passou a ser das 18h30 às 22h desta sexta-feira, 8 de dezembro, por meio do link https://assembleia.spbancarios.com.br, sendo que o período das 18h30 às 19h é reservado para as manifestações sobre a proposta de acordo. Somente após este período, a partir das 19h, terá início a votação de fato, que seguirá aberta até 22h.

Os empregados da Caixa interessados em realizar suas manifestações sobre a proposta, podem fazê-las nas salas 4 e 5 do 1° andar do Sindicato - situado na Rua São Bento, 413 -, a partir das 18h30 de sexta-feira, 8 de dezembro, até 19h. As manifestações devem ter duração máxima de 3 minutos cada uma.

Também será possível a manifestação por vídeo, com as seguintes especificações: vídeo de 3 minutos, gravado por celular na horizontal, enviado entre 17h e 18h de sexta-feira, 8 de dezembro, para o endereço [email protected].

As manifestações serão gravadas e disponibilizadas no site de votação a partir das 19h da sexta, 8 de dezembro, até 22h do mesmo dia.

Foi suspensa nesta terça-feira, 5 de dezembro, para os empregados da Caixa lotados na base de atuação do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, por força de uma liminar, a assembleia virtual sobre a proposta de acordo coletivo de trabalho sobre o Saúde Caixa, o plano de saúde dos trabalhadores do banco público.

O Sindicato avalia que esta suspensão se trata de uma atitude antidemocrática, onde o processo foi interrompido por um único bancário, que ingressou com o pedido de liminar.

O bancário que ingressou com o pedido de liminar em nenhum momento procurou o Sindicato para fazer valer o direito de voz na assembleia virtual, algo totalmente viável e que já ocorreu em outras ocasiões.

Cabe ressaltar que o edital de convocação da assembleia foi publicado em 27 de novembro. Portanto, com tempo hábil para qualquer interessado pedir o direito de fala na assembleia virtual.

É importante destacar ainda que a realização de assembleias virtuais sempre aumenta a participação da categoria nas votações, como ficou demonstrado todas as vezes em que a modalidade foi adotada pelo Sindicato.

Desde que foi apresentada a última proposta de acordo pela Caixa - com a indicação do Comando Nacional dos Bancários e CEE/Caixa para a sua aprovação – o Sindicato deu total transparência para a mesma.

A proposta foi detalhada em matérias no site do Sindicato, live nas redes sociais da entidade e em edição impressa do jornal Nossa Luta; foi disponibilizado um simulador para que o empregado tenha clareza sobre como ficará sua contribuição em caso de aprovação ou não renovação do acordo; a minuta da proposta foi disponibilizada; e dirigentes sindicais percorreram 352 locais de trabalho da Caixa da base do Sindicato - São Paulo, Osasco e Região - explicando e debatendo a proposta com os empregados.

Até o momento em que a assembleia foi suspensa, em respeito a liminar, por volta das 11h, 1.300 trabalhadores já tinham feito valer seu direito ao voto, com 65,77% dos votos favoráveis a renovação do acordo, e 33% contrários.

O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região está adotando todas as medidas cabíveis para fazer prevalecer a vontade da maioria dos empregados, uma vez que uma atitude antidemocrática de único bancário não pode obstruir o direito de todos os empregados votarem e decidirem sobre a forma de custeio do seu plano de saúde.

seja socio