Pular para o conteúdo principal

São Paulo terá 1º de maio de luta

Linha fina
Ato dos sindicatos da CUT e dos movimentos social e estudantil será em defesa dos direitos trabalhistas, da democracia, e reforçará importância da reforma política e da Petrobras como empresa pública
Imagem Destaque
São Paulo - O 1º de maio de 2015 será de luta em São Paulo e em diversas cidades do Brasil. Sindicatos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e outras organizações dos movimentos sociais, estudantil e sindical promovem um grande ato conjunto em comemoração ao Dia do Trabalhador. Na sexta-feira, a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, centro da capital, estarão em pauta bandeiras que interessam a toda sociedade, como a defesa dos direitos da classe trabalhadora, dos princípios da democracia, além da reforma política que acabe com o financiamento das campanhas eleitorais por empresas e da Petrobras como empresa pública.

A programação tem início às 10h, com realização de ato ecumênico seguido de ato político-cultural com a rapper Pame’lloza e Grupo Mistura Popular. Os shows começam a partir das 13h, com Alceu Valença, Leci Brandão, Rappin Hood, GOG, Thobias da Vai-Vai e Elizeth Rosa. Haverá espaço de convivência e alimentação, além de unidades móveis de atendimento e outros serviços à população.

Pelos seus direitos – Um dos principais focos dos protestos deste 1º de maio é o Projeto de Lei 4330/2004, o PL da Terceirização, que retira direitos históricos dos trabalhadores ao permitir terceirizar, sem limites, todas as funções de qualquer empresa e setor.

Também continua a mobilização contra as medidas provisórias (MPs) 664 e 665, que mudam as regras para a concessão do auxílio-doença e pensão por morte, e dificultam o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial.

“Estaremos nas ruas cobrando dos parlamentares e do governo que respeitem os direitos conquistados pelos trabalhadores em anos de luta”, afirma a secretária-geral do Sindicato, Ivone Maria da Silva. “Ao invés de pensar políticas de ajuste fiscal que penalizam a classe trabalhadora, geram desemprego e recessão, defendemos a taxação das grandes fortunas, primeiro passo em direção a uma reforma tributária tão necessária ao Brasil”, reforça a dirigente, convidando todos os bancários a participar. “Vamos aproveitar o feriado para nos mobilizar em torno dos nossos direitos.”

Outro embate é pela manutenção do estado democrático de direito, contra a onda golpista em curso, que, se for vitoriosa, trará retrocessos a toda sociedade brasileira.

Para os trabalhadores, o combate à corrupção deve ser feito por meio de uma reforma política que, entre outras mudanças, proíba o financiamento empresarial de campanha eleitoral. Sem essa medida, o sistema político do país continuará seguindo os interesses das empresas que financiam as campanhas eleitorais e não os interesses da população.

Os movimentos reforçam, ainda, a luta em defesa da Petrobras como empresa pública, e dos recursos do pré-sal, que devem ser investidos em saúde e educação públicas e de qualidade.

WebTv - O Dia do Trabalhador e a mobilização contra terceirização e acidentes de trabalho são temas também do Momento Bancário com a Presidenta desta quarta-feira 29.

Webtv: 1º de maio na pauta do MB com a Presidenta desta quarta

O presidente da CUT, Vagner Freitas, é o convidado do programa de webtv conduzido por Juvandia Moreira. Ele vai ao ar a partir das 20h, ao vivo, pelo site do Sindicato.


Redação, com informações da CUT-SP - 28/4/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1