Pular para o conteúdo principal

Sindicato recebe debate Conversas sobre África

Linha fina
Encontro é parte das comemorações do Dia da África e será realizado dia 26 de maio, com a presença do embaixador Celso Amorim
Imagem Destaque
São Paulo – Mais um encontro da série Conversas sobre África será realizado no Sindicato. O debate, na terça-feira 26, a partir das 18h30, contará com a participação do embaixador Celso Amorim – ex-ministro das Relações Exteriores, da Defesa e integrante do Conselho África do Instituto Lula – e abordará o tema Um balanço sobre as relações Brasil-África. O evento já foi realizado no Sindicato, em outubro de 2013.

> Fotos e vídeo do Conversas sobre a África de 2013

Também estarão presentes embaixadores de países africanos, sindicalistas, professores, historiadores, estudantes e representantes de instituições que atuam no Brasil e na África.

O evento, que será realizado no Auditório Azul do Sindicato, com transmissão ao vivo pelo Sindicato e é uma atividade comemorativa do Dia da África (25 de maio), celebrado nesta data em razão da criação da Organização da Unidade Africana em 1963.  Esta organização, rebatizada com o nome de União Africana, foi constituída para discutir a unificação das lutas de diferentes países africanos pela independência do domínio colonial e, posteriormente, se firmou como o principal órgão de integração e desenvolvimento do continente.

A série Conversas sobre África é uma iniciativa do Sindicato, Instituto Lula e do Centro de Excelência Contra a Fome (WFP). O debate é aberto ao público, mas é necessária uma inscrição prévia através do e-mail [email protected], informando o nome completo e a instituição.

> Sindicato faz parte de conselho sobre África do Instituto Lula

Celso Amorim - O embaixador Celso Amorim foi um dos grandes responsáveis pela expansão e aprofundamento das relações entre Brasil e África nos governos Lula, quando ocupou o cargo de ministro das Relações Exteriores, e também no primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff, como ministro da Defesa.  

Hoje, além de ser um reconhecido diplomata, Amorim é membro do Conselho África, um espaço de diálogo instituído para conectar os colaboradores africanistas do Instituto Lula. Fazem parte do conselho historiadores, representantes de movimentos sociais, organismos multilaterais, diplomatas e estudiosos.
Conversas sobre África – Um balanço sobre as relações Brasil-África

Quando: 26 de maio, terça-feira, 18h30
Onde: Auditório Azul do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro, São Paulo)
Inscrição: Informar nome completo e instituição através do e-mail [email protected]
Transmissão ao vivo pelo site do Sindicato
 

Redação – 19/5/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1