Pular para o conteúdo principal

Campanha lançada, negociação marcada

Linha fina
No mesmo dia da entrega da pauta de reivindicações e do lançamento da campanha de valorização, trabalhadores do Bradesco garantem mesa para discutir temas como condições de trabalho, parcelamento do adiantamento de férias e projeto atendimento
Imagem Destaque
São Paulo – A Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco teve início na terça 23 e no mesmo dia a mobilização já conseguiu garantir uma data para a primeira rodada de negociação: 16 de julho.  A pauta específica de reivindicações foi entregue a representantes da instituição também na terça-feira.

> #agoraéBANcario, Bradesco
> Fotos: galeria da mobilização

Na reunião do dia 16 serão discutidos temas como o reenquadramento de clientes exclusive, projeto atendimento, além de outras questões como parcelamento do adiantamento de férias e melhorias no programa de retorno ao trabalho para os bancários que voltam do afastamento médico.

O banco deverá apresentar também quais medidas está adotando para se enquadrar na cláusula da convenção coletiva de trabalho que determina que a cobrança por metas seja feita com equilíbrio e respeito.

Pauta específica – Dentre as principais reivindicações apresentadas pela Comissão de Organização dos Empregados (COE) a representantes do banco estão PLR maior e auxílio-educação, a exemplo do que os outros grandes bancos já proporcionam aos seus funcionários. Além de plano de saúde para os bancários aposentados e para os pais, e melhorias nas coberturas e na rede credenciada dos convênios médico e odontológico.

Condições de trabalho mais dignas, outra demanda principal. Foram levados à mesa os problemas enfrentados cotidianamente pelos bancários como as pressões para o reenquadramento de clientes exclusive, o assédio moral, desvios de função, demissões e sobrecarga de trabalho.

“Reforçamos que o reenquadramento de clientes está transformando as agências em verdadeiros infernos, porque além de bater metas para essa tarefa, os bancários ainda precisam atender os clientes que telefonam ou que visitam fisicamente, e não dá tempo de fazer tudo isso”, critica a presidenta do Sindicato e funcionária do Bradesco, Juvandia Moreira. “O Bradesco não leva em conta os clientes que o bancário atende, apenas aqueles que de fato são reenquadrados e isso precisa ser revisto”, acrescenta.

Campanha de valorização – Na base territorial do Sindicato, a Cidade de Deus foi o palco escolhido para o lançamento da Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários do Bradesco. A ação tem o objetivo de pressionar o banco a atender questões específicas. O vale-cultura, por exemplo, é uma conquista que teve origem na mobilização dos bancários do Bradesco e depois abrangeu toda a categoria.

A campanha ocorre com atos e protestos nas concentrações e agências e agora também nas redes sociais, com hashtags como #agoraéBANcario. “A luta é por melhores condições de trabalho, remuneração salarial e PLR mais justas”, ressalta o coordenador da COE Bradesco, Gheorge Vitti. “O banco lucrou R$ 15 bilhões no ano passado, isso mostra que eles podem e devem nos ouvir. Mas para isso é fundamental a mobilização de todos os trabalhadores”.

Rodolfo Wrolli – 23/6/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1