Pular para o conteúdo principal

Conferência define pauta nacional dos bancários

Linha fina
Serão três dias de debates com 635 delegados de todo o país; São Paulo defenderá mais empregos e fim das demissões, 5% de aumento real, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, piso e PLR maiores, 14º salário. Acompanhe pelo Facebook e Twitter do Sindicato
Imagem Destaque
São Paulo – "Unidade nacional para garantir direitos e avançar nas conquistas", este é o mote da 17ª Conferência Nacional dos Bancários, que define a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Nacional Unificada 2015. O encontro ocorre entre os dias 31 de julho e 2 de agosto, no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, em São Paulo (veja abaixo programação). Além do site, os bancários poderão acompanhar a Conferência pelo Facebook e pelo Twitter do Sindicato.

> MB de segunda destaca as reivindicações

A conferência tem a participação de 635 delegados e delegadas, eleitos em conferências regionais por todo o país, além de 61 observadores, vindos também de outros países. Os representantes do estado de São Paulo defendem mais empregos e fim das demissões, aumento real de 5%, combate ao assédio moral, fim das metas abusivas, piso com base no salário mínimo do Dieese (R$ 3.299,66), PLR de três salários mais R$ 7.196,84 de parcela fixa adicional e o 14º salário.

> Bancários deixam claro: chega de exploração!

A pauta de SP foi definida na conferência estadual da categoria, realizada no dia 25 de julho.

> Bancários do estado de SP definem prioridades

O presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, destaca a importância do debate democrático que permeia a construção da pauta unificada dos bancários. "A nossa campanha nacional é singular e muito especializada. Começa com o comando se reunindo no começo do ano, debatendo a conjuntura e apontando calendário e temas do período. A seguir começa a movimentação nos sindicatos e federações, reuniões debatem estratégias locais. Em seguida iniciam-se as conferências no âmbito dos sindicatos e depois nas federações. Nossa pauta é discutida ampla e democraticamente".

"A Conferência Nacional é o coroamento do processo construtivo das reivindicações. É o momento que estaremos vivendo um profundo debate sobre as polêmicas e novidades que vieram das federações para finalizar a nossa minuta de reivindicações. Depois é entregar para os banqueiros, iniciar as negociações, articular a nossa histórica unidade nacional e botar em campo a nossa forte mobilização. É hora de continuar a nossa história de conquistas", conclama o presidente da Contraf-CUT.

Para a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, as discussões da conferência fortalecem a campanha dos bancários nas ruas. "Esperamos ter uma ótima conferência, com muitos debates sobre os temas que preocupam os bancários. A categoria está preocupada com o emprego, com aumento real, PLR. Que saiamos unidos para fazermos uma campanha nacional vitoriosa", ressalta.

Sexta-feira – No primeiro dia, a conferência teve painéis sobre assuntos relacionados ao mundo do trabalho, economia e política, debatidos com especialistas em diversas áreas, do Brasil e de outros países.

Do México, o advogado especializado em relações de trabalho, Eugenio Narcia Tovar, destacou como a terceirização tem prejudicado os trabalhadores daquele país. Membro da Associação Latino-Americana dos Advogados Laboralistas (ALAL), Maximiliano Nagl Garcez, também falou sobre os riscos da terceirização para o continente, em especial para o Brasil.}

> “Terceirização é uma piscina cheia de ratos

O bancário e assessor da Presidência da CUT, Gilmar Carneiro, e o auditor do Instituto Justiça Fiscal, Paulo Gil, discutiram reforma tributária e desenvolvimento econômico.

> Bala de prata para mudar o sistema tributário do país

Para o painel de estrutura do sistema financeiro nacional, estiveram na mesa o professor Fernando Nogueira da Costa, do Instituto de Economia da Unicamp, o secretário-geral da CUT, Sérgio Nobre, o presidente da Confederação dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs-CUT), Alci Matos.

Produção industrial tem de crescer, diz Sérgio Nobre

Após os painéis, os delegados fizeram a votação do regimento interno e a abertura solene.

Sábado – O resultado da consulta nacional, realizada com bancários de todo o país, com as prioridades para a Campanha Nacional Unificada 2015 será divulgado no sábado 1º. Os de São Paulo já foram apresentados na conferência estadual.

O segundo dia da conferência também contará com trabalho em grupos. Dirigentes sindicais discutirão as demandas da categoria, definidas nas conferências regionais. Os temas serão aprofundados em reuniões de Emprego (Grupo 1); Saúde do Trabalhador, Segurança Bancária e Condições de Trabalho (Grupo 2); Remuneração (Grupo 3); e Estratégia para Organização da Luta (Grupo 4).

Plenária final – A pauta final, válida para todos os bancários do país, a ser entregue à federação dos bancos (Fenaban), sairá da plenária final, no domingo 2. Nela também serão definidos o calendário e a estratégia da luta.
17ª Conferência Nacional dos Bancários 
Programação
Sexta-feira - 31 de julho
10h às 12h Painel: Terceirização
"As consequências dos processos de terceirização - Estudo de Caso no México":- Eugenio Narcia Tovar - Advogado, especialista em relações de trabalho no México;
"O Brasil frente aos riscos da PLC 30/2015":- Maximiliano Nagl Garcez - Especialista em Relações de Trabalho, advogado membro da Associação Latino-Americana dos Advogados Laboralistas - ALAL
14h às 16h - Painel:Reforma Tributária e Desenvolvimento Econômico
- Paulo Gil - Auditor Fiscal e Membro do Instituto Justiça Fiscal
- Gilmar Carneiro - Assessor da Presidência da CUT Nacional
16h às 18h - Painel: Estrutura do Sistema Financeiro Nacional
- Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa - Instituto de Economia da Unicamp/SP
- Sergio Nobre - Secretário Geral da CUT Nacional e coordenador dos Macrossetores
- Alci Matos - Presidente da Conf. Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT
18h - Votação do Regimento Interno
19h - Abertura Solene

Sábado- 1º de agosto
9h - Apresentação da Consulta Nacional

9h30 às 14h - Trabalho em Grupos
Grupo 1 - Emprego
Grupo 2 - Saúde do Trabalhador, Segurança Bancária e Condições de Trabalho
Grupo 3 - Remuneração
Grupo 4 - Estratégia para Organização da Luta

Domingo - 2 de agosto
9h30 às 10h - Apresentação da campanha de mídia
10h às 13h - Plenária Final e Encerramento


Contraf-CUT, com edição da Redação – 30/7/2015
*Atualizada às 22h18 de 31/7/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1