Pular para o conteúdo principal

Banco do Brasil anuncia diminuição dos juros

Linha fina
Instituição pública dá a largada na ofensiva do governo Dilma para baixar o spread do setor financeiro
Imagem Destaque

São Paulo - O Banco do Brasil anunciou um plano de redução de juros e de aumento dos limites de crédito para pessoas físicas e para micro e pequenas empresas. Com o chamado BomPraTodos, a instituição pública inaugura a ofensiva do governo federal contra o spread praticado pelo setor financeiro no país, um dos mais altos do mundo.

Spread é a diferença entre o que os bancos gastam para captar recursos e quanto eles cobram dos clientes para emprestar esses recursos. Os novos valores entram em vigor no dia 12 de abril.

Anunciado nesta quarta-feira 4, um dia após o lançamento do pacote de governo com medidas para aquecer a economia e enfrentar da crise financeira mundial, o BomPraTodos prevê o aumento de R$ 26,8 bilhões dos recursos destinados ao crédito para micro e pequenas empresas,e R$ 16,3 bilhões para pessoas físicas.

> Governo anuncia ações para estimular a indústria
> Dilma defende redução do spread e juros bancários

Em nota o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, declarou: "Vamos reduzir os spreads, aumentar a oferta de crédito, estimular o uso consciente do crédito e ainda atrair novos clientes no contexto da Livre Opção Bancária."

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, avaliou a iniciativa como positiva. “O governo cumpriu com o que havia acenado e iniciou um processo que deve forçar os bancos privados a também baixar seus juros para não perderem clientes para as instituições públicas. A Caixa Federal deve fazer o mesmo.”

Pessoa física – A nota do BB informa que será ofertada uma nova linha de financiamento de veículos para pessoas físicas com juros a partir de 0,99% ao mês. Segundo a direção do banco, haverá redução de 19% em relação aos valores atuais. Já as linhas voltadas à aquisição de bens e serviços de consumo terão juros médios reduzidos em 45%.

A aposentados e pensionistas da Previdência, o banco oferecerá empréstimo consignado com desconto na folha do INSS com juros de 0,85% a 1,80% ao mês. E para os clientes que recebem salário pelo BB haverá linha de rotativo do cartão de crédito com taxa mensal de 3%, hoje a taxa média é de 12,25% ao mês.

Empresas – O banco informou ainda que micro e pequenas empresas terão acesso a linhas de capital de giro com juros de 0,96% ao mês, redução de 15% sobre os valores atuais.

Os valores das vendas a prazo com cheques pré-datados, duplicatas e cartões de crédito poderão ser antecipados com encargos a partir de 1,26% ao mês. E anuncia outras facilidades para pessoa jurídica "de acordo com o nível de relacionamento entre cliente e o BB".

A Caixa Federal também deve fazer parte da iniciativa do governo para aumentar a competitividade do setor financeiro e, assim, forçar a queda dos juros bancários no país. Até o momento, porém, o banco não anunciou mudanças.


Redação, com informações da Folha.com - 4/4/2012
 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1