Pular para o conteúdo principal

Itaú: basta de demissões!

Linha fina
Trabalhadores denunciam centenas de dispensas na área de tecnologia; Sindicato realizou protesto no CA Raposo para cobrar negociação com o banco e fim dos cortes
Imagem Destaque
São Paulo – Os trabalhadores do Itaú estão tendo um final de ano nada tranquilo. Mensagens enviadas ao Sindicato denunciam entre 250 a 300 demissões em toda a área de tecnologia do banco. De acordo com relatos de bancários, esse número pode aumentar ainda mais e chegar a 500 dispensas até o final de 2015. Por sua vez, o Itaú nega, mas não apresenta qualquer dado oficial, reforçando a suspeita de que esteja de fato ocorrendo um processo de demissões em massa.

Para denunciar essa situação e cobrar do banco negociação com o movimento sindical, sindicatos de todo o Brasil estão organizando protestos nos locais de trabalho. Em São Paulo, após realizar uma paralisação no Centro Tecnológico na manhã da segunda 23, o Sindicato promoveu um protesto no CA Raposo na quarta 24.

> Contra demissões, Sindicato fecha CTO 
> Itaú "dá" demissão como presente de Natal  

“O fato de o Itaú não apresentar qualquer número oficial aumenta o clima de tensão entre os funcionários”, conta o dirigente sindical e bancário do Itaú Maikon Azzi. “Estamos aqui [no CA Raposo] para cobrar o imediato fim dos cortes e que o Itaú abra negociação com o movimento sindical. Enquanto isso não acontecer, vamos intensificar cada vez mais os protestos nos locais de trabalho”, destaca o dirigente.

De acordo com a também dirigente e funcionária do Itaú Valeska Pincovai, os protestos contra demissões no Itaú contam com amplo apoio dos bancários. “Os trabalhadores estão juntos com o Sindicato na luta pelo fim das demissões. É inadmissível que um banco com o lucro do Itaú coloque em prática um processo de dispensa em massa sem sequer abrir negociação com o movimento sindical”, critica.

Lucro com demissão – O Itaú apresentou lucro de R$ 18,059 bilhões nos primeiros nove meses de 2015, valor 20,7% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. No terceiro trimestre, o resultado do banco atingiu R$ 6,117 bilhões, 12,1% maior que o do terceiro trimestre de 2014. Por outro lado, o número de empregados teve redução de 3%: corte de 2.642 postos de trabalho em doze meses, caindo para 84.490.

> Lucro do Itaú cresce 20,7% em um ano 

Na quarta 25, a Comissão dos Empregados do Itaú vai se reunir para avaliar as demissões ocorridas no banco e definir os próximos passos da luta contra os cortes.


Felipe Rousselet – 24/11/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1