Pular para o conteúdo principal

Desrespeito ao Sipon na Caixa deve ser denunciado

Linha fina
Falhas no registro de horas extras no sistema de ponto permitem o trabalho gratuito e devem ser comunicadas ao Sindicato
Imagem Destaque
São Paulo – É sobrecarga de trabalho todo dia e hora extra rotineira! Os empregados da Caixa Federal devem denunciar ao Sindicato a excessiva extrapolação de jornada e o trabalho gratuito, causado por falhas no sistema de ponto (Sipon). O assunto já foi tema de debate até mesmo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) do estado de São Paulo, a pedido do movimento sindical, em 29 de fevereiro.

> Sindicato denuncia desrespeito ao Sipon na SRTE 

“Ao invés de pressionar os empregados pelas horas extras rotineiras, a Caixa Federal deve contratar. Essa é nossa luta constante”, destaca Dionísio Reis, diretor executivo do Sindicato. Uma nova reunião está marcada com o SRTE para dia 16 de maio.

O dirigente ressalta que o Sipon precisa de aprimoramento. “Hoje, o sistema permite ao empregado marcar o fim da jornada, mas prosseguir trabalhando normalmente, só que de uma maneira invisível, sem registrar suas atividades por meio dos aplicativos. O empregado faz isso, muitas vezes, quando se sente pressionado a cumprir metas”, explica.

Segundo a direção da Caixa, está em andamento um plano de reestruturação para um redimensionamento de pessoal. “Em 2012 foi adotada na Caixa uma meta de economia de horas extras junto com a redução da media de empregos por agência. Estamos vendo o caos nas unidades. População e empregados sofrem com tamanha demanda e falta de trabalhadores. No entanto, essa ‘economia’ de horas extras que só causa prejuízo não foi freada até hoje”, protesta Dionísio.

A criação de um login único para travar todas as operações na entrada, almoço e ao fim do expediente é uma das solicitações do movimento sindical. A demanda deve ser debatida nas negociações permanentes com a CEE. Enquanto isso, as denúncias devem ser encaminhadas no Fale Conosco, assinalando o setor “site”. O sigilo do denunciante é mantido.


Redação – 11/3/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1