Pular para o conteúdo principal

Assuma o controle toma o centro de SP

Linha fina
Campanha do Sindicato para pressionar bancos por metas construídas de forma coletiva – e dessa forma mudar realidade de cobranças abusivas, assédio moral e adoecimento – percorre ruas e agências bancárias da região
Imagem Destaque
São Paulo – Uma passeata pelas ruas do centro de São Paulo chamou a atenção para a campanha “Assuma o Controle”, na sexta-feira 6. Promovida pelo Sindicato, a ação tem o objetivo de mudar uma realidade na qual todos os anos milhares de bancários adoecem devido a cobranças exageradas por metas inalcançáveis, definidas de cima para baixo, sem discussão com os trabalhadores.  

Vídeo: assuma o controle por melhores condições
> Fotos: lançamento da Assuma Controle no centro

“Queremos que metas sejam construídas de forma coletiva, com os bancários sendo ouvidos sobre a melhor forma de atingir objetivos sem assédio”, sublinha Dionísio Reis, secretário de Saúde do Sindicato.

Baixe folder especial da campanha

Além da passeata, dirigentes sindicais percorreram agências localizadas no centro da capital para conscientizar a população sobre a realidade escondida por trás dos lucros bilionários dos bancos: metas inatingíveis, que geram cobranças abusivas e assédio moral, que, por sua vez, causam adoecimentos mentais e físicos.

A categoria bancária é uma das que mais sofrem com adoecimento. Em média, todos os anos, cerca de 18 mil trabalhadores são afastados. Muitos, mesmo de posse de atestados médicos, arriscam sua saúde e continuam em atividade sob o temor de perderem o emprego caso acatem a ordem médica e se licenciem para cuidar da saúde.

A própria federação dos bancos (Fenaban) reconheceu, em negociação, que tal pressão abusiva leva ao adoecimento.

A campanha foi lançada na quarta-feira 3, no Vila Santander, centro administrativo do banco espanhol.

Saiba Mais
Vídeo: campanha estimula denúncias
> Sindicato lança campanha Assuma o Controle


Redação – 9/5/2016
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1