Pular para o conteúdo principal

Greve começa forte e arranca negociação

Linha fina
No primeiro dia, mais de 35 mil bancários de públicos e privados pararam contra proposta rebaixada da Fenaban, por aumento real, PLR maior, proteção aos empregos, melhores condições de trabalho
Imagem Destaque

Redação Spbancarios
6/9/2016


São Paulo – Primeiro dia, 680 locais de trabalho parados, mais de 35 mil bancários de São Paulo, Osasco e região em greve. Os trabalhadores do Banco do Brasil, Caixa Federal, Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e demais bancos, parte do setor que mais lucra no país, deram uma mostra, na terça-feira 6, da sua disposição de luta e arrancaram dos bancos uma nova rodada de negociação que será realizada na sexta-feira 9. A greve continua na quinta 8 por uma proposta com proteção ao emprego, aumento decente, PLR maior e melhores condições de trabalho.

> Agenda e resultados das negociações  

Esse primeiro dia de greve da categoria bancária foi considerado o maior da história em todo o Brasil. Foram 7.359 unidades, entre agências e centros administrativos paralisados. Este número equivale a 31,25% do total de agências no Brasil, segundo dados do Banco Central e são 17,7% maior do que os do primeiro dia do ano passado.

> Categoria inicia greve parando call center
No Brasil, greve começa batendo recordes

“O fim da greve depende dos bancos. Esperamos que eles façam nova proposta condizente com seus lucros que somente nos seis primeiros meses deste ano bateram a casa dos R$ 29,7 bilhões”, diz a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Queremos respeito aos empregos, isso é prioridade para a categoria. Desde 2012 os bancos eliminaram mais de 23 mil postos. Somente de janeiro a julho deste ano foram 7.897 empregos a menos”, critica a dirigente, que é uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

> Demissões prejudicam atendimento 
Dez motivos que levaram à greve

Comando de greve – O Comando de Greve, integrado por dirigentes do Sindicato, da Fetec/CUT-SP, da Contraf-CUT, cipeiros, delegados sindicais da Caixa, do Banco do Brasil, e outros bancários que queiram fazer parte, reúne-se às 17h, na sede do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro), nesta quinta e na sexta.

Assembleia – Uma assembleia está marcada para a segunda-feira 12, na Quadra dos Bancários, a partir das 17h. “É importante que todos os trabalhadores participem, levando documento e crachá do banco para credenciamento. Nossa mobilização forçou a retomada das negociações e temos e continuar organizados para arrancar dos bancos uma proposta decente”, convoca a secretária-geral do Sindicato, Ivone Silva.

Leia mais
> Veja as reivindicações da categoria
> Veja orientações para e participe!
> Acompanhe a greve pelas redes sociais  

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1