Pular para o conteúdo principal

Mais um dia de resistência contra desmonte do BB

Linha fina
Trabalhadores saem às ruas mais uma vez, em protesto nacional contra reestruturação que quer acabar com quase 800 agências e eliminar aproximadamente 18 mil postos de trabalho
Imagem Destaque
Redação Spbancarios
6/12/2016


São Paulo – Em resposta à postura dos negociadores do Banco do Brasil nas duas reuniões sobre a reestruturação imposta pela instituição financeira, a comissão de empresa dos funcionários marcou um novo Dia Nacional de Luta. Será nesta quarta-feira 7, véspera de uma nova rodada de negociação.

Na reunião anterior, realizada em 1º de dezembro, os representantes do BB recusaram-se a apresentar dados sobre a reestruturação em agências e departamentos, quantidade de unidades digitais e número de funções que serão disponibilizadas e cargos afetados.

> Banco do Brasil não precisa de reestruturação  
Vídeo: reestruturação prejudica economia 

Apenas ficaram de analisar propostas apresentadas pela comissão de empresa dos funcionários de pagamento da Verba de Caráter Pessoal (VCP) de reestruturação (esmolão) até ser concretizada a realocação do funcionário. Além disso, os trabalhadores também propuseram que o preenchimento de cargos comissionados leve em consideração a classificação (no programa Talentos e Oportunidades), o que evitaria injustiças.

“A reunião foi muito tensa, com os representantes do BB se negando a negociar com seriedade. Queremos uma mudança nessa postura na próxima negociação, dia 8, pois isso tudo mexe com a vida de milhares de bancários”, afirmou, logo após a reunião, o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, João Fukunaga.

A primeira negociação foi realizada em 22 de novembro, cobrada pelo Sindicato logo após o presidente do Banco do Brasil, Paulo Cafarelli, anunciar, no domingo 20, o fechamento de 402 agências, transformação de outras 379 em postos de atendimento e a extinção de 18 mil cargos por meio de um plano de incentivo à aposentadoria.

> Incentivo a aposentadoria vira caça às bruxas no BB

Resistência – Na quarta 23, os representantes dos trabalhadores fizeram um ato na Superintendência do BB, na Avenida Paulista, e, durante a noite, participaram do seminário Se é Público, é para Todos. No debate, além de reforçar com especialistas a necessidade do fortalecimento das empresas públicas no país, foi deliberada a realização de outra manifestação específica sobre o BB. Esse protesto nacional, na sexta 25, pegou carona na black friday para denunciar a ‘liquidação de desrespeito’ contra os funcionários. Empregados do BB vestiram preto como forma de protesto e em algumas concentrações, como no Cenop Imobiliário, cruzaram os braços durante a hora de almoço em frente ao prédio.

Leia mais
> Banco do Brasil: não haverá função para todos
União contra o desmonte do Banco do Brasil
> Mexeu com ele, mexeu comigo marca ato no BB
> Veja motivos para defender os bancos públicos  
> Ato na Super do BB cobra respeito a funcionários
Defender o público é defender a cidadania
> Funcionários têm de reagir a desmonte do BB
Black Friday: liquidação de desrespeito no BB
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1