Pular para o conteúdo principal

BB: Cetesb confirma que terreno está contaminado

Linha fina
Sindicato insiste que Banco do Brasil reveja transferência de trabalhadores da região central para prédio no bairro da Lapa
Imagem Destaque

São Paulo – Os técnicos da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) confirmaram que está contaminado o terreno na região da Lapa que abriga prédio para onde o Banco do Brasil quer transferir funcionários do Centro. A informação foi dada durante reunião entre os dirigentes sindicais e o assistente consultivo da presidência do órgão, Hércules Cerullo, nessa segunda 22. O encontro foi solicitado pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT).

De acordo com a Cetesb, no terreno há presença, por exemplo, de produtos químicos como solventes cloradas. Além disso, a antiga ocupante do local, a Siemens, não cumpriu todas as exigências necessárias para a disponibilização da área. A empresa chegou a ser autuada pelo órgão por não efetuar análise abaixo do piso para averiguar se há presença de vapores nocivos à saúde dos trabalhadores.

“Os técnicos afirmaram que serão necessárias medições periódicas para saber se a exposição constante e por vários anos poderá afetar ou não os empregados”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Por isso vamos enviar documento ao banco com informações da Cetesb reiterando que a instituição cancele a transferência. O BB tem imóveis alugados na região central e tem plenas condições de rever essa medida.”

Segundo a Cetesb, os três envolvidos - Siemens, o atual proprietário e o locatário Banco do Brasil –, são responsáveis pelas condições do terreno.

A correspondência do Sindicato para que o banco cancele a transferência será encaminhada à Diretoria de Apoio aos Negócios e Operações da instituição financeira, responsável pelos imóveis alugados.

Cartões – Além da reunião na Cetesb, o Sindicato também lançou campanha junto aos comerciantes do centro para que apoiem a luta dos trabalhadores e se posicionem contra a saída de mais de 2 mil pessoas da região, devido aos impactos negativos para a economia local.

Leia mais
> Mobilização contra transferência no Banco do Brasil


Jair Rosa – 22/4/2013

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1