Pular para o conteúdo principal

Itaú tenta justificar demissões, mas não convence

Linha fina
Em reunião da COE, representantes do banco alegaram que desligamentos são pontuais, mas dirigentes sindicais argumentaram que extinção de vagas é alta e não se explica diante do lucro
Imagem Destaque

São Paulo – Representantes dos trabalhadores na Comissão de Empresa (COE) do Itaú questionaram as demissões que vêm ocorrendo no banco, em reunião na quarta-feira 2. Eles argumentaram que a instituição financeira, maior entre as privadas no país, lucrou de R$ 4,5 bilhões apenas no primeiro trimestre deste ano e, no mesmo período, extinguiu 733 postos de trabalho. “A empresa tem lucro astronômico, mas demite. Não faz o menor sentido, até porque faltam bancários nas agências e os trabalhadores estão sobrecarregados”, ressalta o dirigente sindical e integrante da COE Jair Alves.

> Lucro do Itaú cresce 29% no primeiro trimestre

Durante a reunião, os representantes do Itaú disseram que os desligamentos são pontuais e há queda em relação ao ano passado. “A resposta não convenceu o movimento sindical e continuaremos realizando protestos por mais contratações”, afirmou Jair.

Fináustria – Outro assunto abordado na reunião é a incorporação de comerciários da Fináustria ao Itaú. São 1.829 funcionários em todo o país, que trabalham com financiamento de veículos novos e usados, que deverão passar a ser bancários. “A proposta está sendo avaliada pelo movimento sindical, estamos debatendo alguns pontos como jornadas e enquadramento salarial. Mas esses trabalhadores serão considerados bancários e vão usufruir dos direitos da categoria, previstos na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho)”, explica a diretora do Sindicato, Marta Soares.

> Trabalhadores da Fináustria podem virar bancários

Agências de negócio – A falta de segurança nas agências de negócio do Itaú foi outro tema da reunião da COE. Essas unidades não têm caixas, mas possuem máquinas de autoatendimento e têm o mesmo layout das agências comuns, no entanto, não têm vigilantes nem porta detectora de metais. “Voltamos a reivindicar segurança para esses trabalhadores. Não nos opomos a esse modelo de agências, mas a vida dos bancários tem de ser respeitada”, afirma Jair.

Hoje funcionam 64 unidades do tipo no país, mas o banco suspendeu sua expansão. “Eles não nos deram resposta satisfatória quanto à reivindicação. Vamos continuar cobrando.”


Andréa Ponte Souza – 3/7/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1