Pular para o conteúdo principal

Presidente do Santander vai atender trabalhadores

Linha fina
Jesús Zabalza abre sua agenda para se reunir com representantes dos bancários no dia 14 de julho
Imagem Destaque

São Paulo – O presidente do Santander, Jesús Zabalza, vai receber os representantes dos funcionários. A notícia chegou ao Sindicato na segunda 7, em carta que propõe 14 de julho como a data do encontro.

De acordo com a coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Maria Rosani Hashizumi, os dirigentes sindicais tratarão das demissões e do futuro da instituição no Brasil.

"A disposição do presidente escutar os trabalhadores é positiva. Iremos expressar nossa preocupação com o alto número de demissões, com o Santander sempre ocupar o primeiro lugar em reclamações no BC e com os resultados da instituição. Queremos ouvir do presidente dessa instituição financeira tão importante que modelo de gestão é esse que não tem impactado em resultados positivos para o banco, nem na imagem junto aos clientes", afirma a diretora do Sindicato Rita Berlofa.

Para a dirigente Maria Rosani Hashizumi, " só com contratação é possível melhorar as condições de trabalho e o atendimento ao cliente".

O Santander se destaca no fechamento de postos de trabalho e na insatisfação de clientes, frente a outras instituições financeiras. De março de 2013 ao mesmo mês de 2014, o número total de funcionários da instituição foi reduzido em 10%, caindo de 53.484 para 48.651. De outro lado, os correntistas aumentaram de 27,3 milhões para 30 milhões, de 2012 a 2013. Assim, em maio, teve o índice mais alto de reclamações de clientes junto ao Banco Central, sendo o que mais teve queixas pelo quarto mês apenas neste ano. Em 2013, o Santander foi o campeão de reclamações em oito dos doze meses.

A conquista da reunião foi fruto de diversas manifestações por mais contratações e melhores condições de trabalho.

Uma Jornada Internacional de Luta contra as demissões também integrou os atos. Em 27 de junho, por exemplo, ato do Sindicato com a UNI Américas Finanças – braço sindical global que representa três milhões de trabalhadores de bancos em todo o mundo – cobrou, na sede do Santander no Brasil, a reunião com Jesús Zabalza para reivindicar fim das demissões, a contratação de mais funcionários e melhores condições de trabalho.

Leia mais
> Ato internacional contra demissões no Santander


Mariana Castro Alves – 8/7/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1