Pular para o conteúdo principal

Clientes aderem à luta dos funcionários do BB

Linha fina
Sindicato vai às agências do centro de São Paulo e sensibiliza correntistas sobre a necessidade de mais bancários
Imagem Destaque

São Paulo – “Mais contratações, menos sufoco” é o mote que os trabalhadores do Banco do Brasil estão levando à população para reivindicar melhores condições de trabalho. Com faixas, som e pranchetas de abaixo-assinado, dirigentes sindicais fizeram marcha pelo centro da capital com a finalidade de chamar atenção para a falta de funcionários e as implicações no atendimento, na quarta 6. Foram visitadas agências das ruas São Bento, 15 de Novembro, Álvares Penteado e da Praça do Patriarca.

> Fotos: galeria da manifestação

Em muitas agências os dirigentes sindicais encontraram mesas para o atendimento desocupadas, falta de caixas, fila no autoatendimento.

Foram coletadas 251 assinaturas de clientes em apoio aos bancários em pouco mais de uma hora e meia de atividade.

Apoio – “O banco é público e deve ser voltado para os trabalhadores, não para correntistas de alta renda”, disse Gabriel Guerreiro, artesão que aderiu ao abaixo-assinado por mais contratação.

Outro cliente assinou em solidariedade aos funcionários: “Sou sempre bem tratado pelos caixas”, disse Carlos Kaeriyama, funcionário do Metrô.

“Moro em Ribeirão Pires e lá na minha agência é urgente colocar mais funcionários”, conta Alexandre Sato, outro funcionário do Metrô.

O ex-presidente do Sindicato e deputado estadual (PT), Luiz Cláudio Marcolino, participou do ato no centro. “O banco público tem um papel social de incentivar o crédito e o desenvolvimento local e regional e, para que isso não seja esquecido, é importante que haja mais trabalhadores e mais preparação para o bom atendimento”, destacou.

Jornada de luta – O representante da Fetec/CUT-SP na Comissão de Empresa, Cláudio Luiz, lembrou que as instituições financeiras pensam prioritariamente em redução de custos. “Como o BB não pode demitir, ele não repõe os funcionários”, explica.

“Estamos entrando em campanha, que não é só salarial, mas por melhores condições de trabalho e respeito aos trabalhadores bancários”, explicou o diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi.

“O banco anunciou que vai contratar aprendizes, mas, em vez disso, deveria contratar funcionários concursados. Bancários inclusive estão sendo pressionados por gerentes a usar o login para habilitar equipamentos para a utilização de terceirizados. Isso é precarizar as relações de trabalho”, aponta o dirigente João Fukunaga.

Acordo entre Ministério do Trabalho e Emprego e o Banco do Brasil, assinado na quarta 30 de julho, prevê contratação de 3,5 mil jovens aprendizes, entre 18 e 24 anos para atuarem no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado.

Nessa jornada de luta, que faz parte da Campanha Nacional 2014, serão feitas passeatas e encontros em todas as regiões para mobilizar a base. “Só com unidade é que vamos buscar respeito e avanço nos direitos”, completou Fukunaga.

O ato seguinte para coleta de assinaturas ocorrerá na zona leste, na sexta-feira 8.

Leia mais
> Liberar login para terceiro pode dar demissão no BB


Mariana Castro Alves – 6/8/2014

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1