Pular para o conteúdo principal

Acordo de R$ 100 mi encerra ação da Nossa Caixa

Linha fina
Sindicato garantiu a trabalhadores direitos relativos a duas horas extras pré-contratadas em processo que durou mais de 24 anos. Próximo passo é homologação em Juízo
Imagem Destaque
São Paulo – Ação movida pelo Sindicato contra a Nossa Caixa rendeu R$ 100 milhões aos que tinham duas horas extras pré-contratadas entre outubro de 1986 e junho de 1990.

O processo, que durou mais de 24 anos, foi encerrado na quinta 11, quando os bancários com direito ao ressarcimento aceitaram, em assembleia, acordo proposto pelo Banco do Brasil, que incorporou a instituição estadual em 2008.

> Acordo aprovado encerra ação da Nossa Caixa

Agora os trabalhadores aguardam a homologação em Juízo. Apenas após essa etapa o BB fará o pagamento. Caso isso ocorra até a sexta 19, o Sindicato terá condições de iniciar o pagamento aos trabalhadores a partir de 22 de dezembro. Caso contrário, somente o ano que vem, devido ao recesso da Justiça.

“Foram anos de recursos em que o banco protelou o pagamento da dívida com seus empregados. O Sindicato ficou ao lado dos trabalhadores e acompanhou a ação por todo esse tempo, e assim conseguiu garantir o justo ressarcimento do que é direito dos bancários”, afirma a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira. “Algumas pessoas nem sabiam da existência da ação, e todos saíram felizes da Quadra, festejando o que muitos consideraram como um presente de final de ano”, comemora.

Sílvia é uma das beneficiárias, mas só soube quando houve a incorporação pelo BB. “O comentário geral era de que naquela ocasião a ação terminaria. Mas isso não aconteceu e ficamos descrentes. Achávamos que não daria em nada”, afirmou, acrescentando que rever amigos na assembleia provocou uma sensação sem igual. “Teve colega que trabalhou comigo em agência por muito tempo, que demorei a reconhecer. Muita gente se aposentou, outros saíram e perdemos o contato. Foi um verdadeiro reencontro.”

Silvia prossegue no BB e elogia a atuação do Sindicato durante essas quase duas décadas e meia. “Sou sindicalizada há 28 anos e reconheço que foi feito tudo que deveria para que saíssemos vitoriosos. Se houve demora, foi por conta da morosidade da Justiça. Mas o resultado final foi muito bom, tanto para mim quanto para todas as pessoas com quem falei.”

A aposentada Izabel concorda. Ela também já tinha perdido a esperança em relação ao processo. “Quando me informaram da assembleia fiz questão de comparecer. Estava tudo lindo, eu e muitos colegas estávamos emocionados. Tudo foi muito bem explicado. O Sindicato está de parabéns por tanto empenho”, destaca Izabel que faz questão de assinalar que sempre foi sindicalizada.

Quem tem direito – A ação será paga a 1.976 bancários da extinta Nossa Caixa que tinham duas horas extras pré-contratadas. Foram excluídos pela Justiça, durante o andamento do processo, os trabalhadores que já eram comissionados – ou seja, já recebiam pelas horas a mais –, e aqueles que faziam efetivamente seis horas, que tiveram o contrato de trabalho suspenso ou que já tinham quitado o contrato de trabalho por transação judicial.


Jair Rosa - 15/12/2014
 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1