Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Maria das Merces: 'Aqui tive um carreira com grandes desafios e descobertas históricas'

Imagem Destaque
Merces, senhora de cabelos grisalhos, curtos usando óculos e blusa azul

Funcionária do Centro de Documentação do Sindicato dos Bancários de São Paulo (Cedoc) por 30 anos, Maria das Merces fala sobre os desafios de ser bibliotecária de um sindicato, das descobertas e do processo de digitalização e modernização do acervo.

Ela é a personalidade do novo episódio da série O Sindicato é feito de pessoas. A entrevista foi concedida em 2023 como parte das comemorações dos 100 anos do Sindicato.

Na entrevista, Merces conta como recebeu doações de documentos, que ajudou a escrever a história do Sindicato dos Bancários para o livro que comemorou os 70 anos do Sindicato.

Como marco histórico sindical, Maria das Merces destaca os desafios de digitalizar o acervo do Sindicato e das decisões que tiveram que tomar para definir o que seria relevante para a história.

Sobre o livro dos 90 anos: “90 anos fortalecendo a democracia”, Merces destacou a facilidade e a rapidez para continuar a escrever a história e como a sua construção impactou movimento sindical brasileiro.

Merces destaca ainda sobre o aprendizado de ter trabalhado como bibliotecária no Sindicato dos Bancários, da gratidão e do sonho que se tornou realidade ao publicarem livros, digitalização e agora a complementação do marco dos 100 anos.

Quer saber mais sobre Maria das Merces?

Assista a íntegra da entrevista no canal do Sindicato no YouTube.

Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.

E assista aos episódios da série História em Pílulas.

seja socio