Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Alívio

É Vero! Caixa Cartões será o novo VA e VR dos empregados

Imagem Destaque
Arte com fundo nas cores laranja e azul, as mesmas da Caixa. Em primeiro plano, uma figura de uma mulher segura um cartão em tamanho gigante da Caixa Cartões com a bandeira VR

A Caixa Cartões irá fornecer aos empregados, aposentados e pensionistas do banco os vales refeição e alimentação da bandeira VR Caixa, administrado pela joint-venture entre a Caixa e a VR. O contrato foi firmado com a direção do banco nesta segunda-feira 31, e a nova bandeira passará a ser disponibilizada em fevereiro de 2023.

Teve início em março de 2020 o processo licitatório que originou os problemas dos empregados da Caixa com o cartão de alimentação/refeição. A licitação foi feita com base em orientação do Tribunal de Contas da União (TCU) para que a contratação fosse regionalizada. Em São Paulo a vencedora foi a Verocard, que passou a prestar o serviço aos bancários em junho daquele ano.

Logo no começo do contrato, uma grande parte dos empregados passou a lidar com o bloqueio para utilização. Isto porque, em plena pandemia, a Verocard não estava disponível como forma de pagamento on-line nos aplicativos de entrega, e várias empresas não disponibilizavam o serviço com pagamento por meio do cartão.

Os bancários trabalhando presencialmente também enfrentaram problemas, já que poucos restaurantes aceitavam a bandeira. Mesmo com o trabalho intenso dos próprios empregados para indicar estabelecimentos, não houve melhora no credenciamento da rede.

Algumas regiões oferecem opções muito escassas para uso do cartão e, devido ao preço cobrado pela bandeira aos restaurantes, os descredenciamentos e as recusas se tornaram constantes, segundo informação passada pelos empregados ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e à Apcef/SP.

Desde o início as entidades cobraram da Caixa (e posteriormente da própria Verocard) melhorias na prestação de serviço. Com avanços insuficientes no primeiro ano do contrato, e uma avaliação das entidades de que o edital elaborado pela Caixa não atendia as necessidades dos empregados, os representantes dos trabalhadores passaram a cobrar da Caixa que não renovasse automaticamente o contrato, e realizasse um novo processo de licitação, com edital mais adequado às demandas dos empregados.

A área responsável à época, Geber, (localizada em Brasília, onde a bandeira dos cartões alimentação/refeição é Alelo), em resposta, informou não haver tempo hábil para realizar nova licitação, mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelos empregados de São Paulo, que ficaram evidentes após consulta feita pelas entidades (respondida por mais de 4 mil colegas).

O último aditamento do contrato entre a Caixa e a Verocard vence em fevereiro de 2023 e, desta vez, não será renovado, já que a troca para o VR Caixa, administrado pela joint-venture entre a Caixa e a VR, ocorrerá no mesmo mês. Importante salientar que o contrato inicial permitia prorrogações com a Verocard até fevereiro de 2025.

“Lamentamos que o problema com os vales tenha se estendido até o fim do contrato com a Verocard, mesmo com as inúmeras queixas e mobilização para troca da bandeira levadas à direção da Caixa. Desde o início era óbvio que o contrato não atendia as expectativas dos empregados, aposentados e pensionistas. Mas é motivo de comemoração que a bandeira atual não fará mais parte do nosso cotidiano a partir do ano que vem”, ressalta Tamara Siqueira, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região e bancária da Caixa.

seja socio