Pular para o conteúdo principal
Chapéu
História em Pílulas

2018: bancários lutam contra o desmonte das leis trabalhistas

Imagem Destaque
Fotografia mostra bancários em passeata contra a reforma trabalhista

No vídeo da série Histórias em Pílulas, vamos relembrar o desmonte das leis trabalhistas um ano após a implementação da reforma trabalhista de Michel Temer e os impactos sentidos pelos trabalhadores com a dificuldade de acesso à Justiça do Trabalho, desregulamentação e precarização das relações de trabalho com trabalho intermitente, além da terceirização.

Enquanto muitos sindicatos estavam desaparecendo, o Sindicato dos Bancários conquista o acordo de 2 anos e manutenção do acordo previsto na Convenção Coletiva de Trabalho.

Em 2019, com o início do governo de Jair Bolsonaro, o movimento sindical bancário trava outra luta contra a MP 905 que libera o trabalho nos finais de semana, o fim da jornada de 6h, alteração na regra da PLR, entre outros.

A forte mobilização dos bancários neutralizou os efeitos da MP 905 e a revogação por completo. Em dezembro, o Comando Nacional dos Bancários assinou junto a Fenaban um acordo garantindo a manutenção dos direitos.

Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana.

seja socio