Pular para o conteúdo principal

Bancos mantêm proposta e levam bancários à greve

Linha fina
Fenaban convocou rodada de negociação, mas não apresentou nada. Ao contrário de apostar na mesa, bancos empurram categoria à paralisação nacional. Comando chama assembleia na quarta-feira 12 para votar a greve que deve ter início no dia 18
Imagem Destaque

São Paulo - De um lado o Comando Nacional dos Bancários disposto a negociar e resolver a Campanha 2012. Do outro, os representantes da federação dos bancos (Fenaban) que convocaram mais uma rodada de negociação nesta terça 4 apenas para dizer aos trabalhadores que não têm mais nada a apresentar.

> Boca no Trombone: mande sua opinião sobre a postura dos banqueiros
> Vídeo: Juvandia Moreira comenta negociação desta terça-feira

A Fenaban manteve a proposta de 6% de reajuste para salários e verbas, feita no dia 28 de agosto, rechaçada pelo Comando e rejeitada pela categoria em assembleias de rua realizadas em todo o Brasil na segunda-feira 3, Dia Nacional de Luta.

> Vídeo: bancários referendam “não” à proposta
> Fenaban propõe aumento real de 0,7%

“Os bancos conhecem as reivindicações dos bancários desde 1º de agosto. Sabem que a categoria quer aumento real para os salários, PLR maior, valorização do piso e dos auxílios, além do fim das demissões e mais contratações para reduzir a sobrecarga e melhorar as condições de trabalho” destaca a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, integrante do Comando Nacional. “Mas não trouxeram nada disso à mesa. Pelo contrário, insistem numa proposta de aumento real de 0,7% que já foi avaliada como insuficiente. Estão forçando a categoria a buscar na greve a conquista dos seus direitos.”

> Bancos querem pagar PLR menor aos funcionários

Eles podem – Durante quase um mês de negociações – a primeira rodada foi realizada em 7 de agosto – o Comando levou à mesa com a Fenaban uma série de dados que indicam o já tradicional crescimento do setor.

“Insistimos: não há crise para os bancos no Brasil. O lucro cresceu no primeiro semestre, batendo a casa dos R$ 26 bi. Rentabilidade, patrimônio, ativos, operações de crédito são alguns dos indicadores que apontam resultados mais altos que no mesmo período do ano passado”, afirma Juvandia. “Os bancos querem é aumentar sua já altíssima rentabilidade às custas dos ganhos dos bancários e isso não podemos admitir. No dia a dia já exploram a categoria com metas absurdas, extrapolação da jornada, situações inadmissíveis contra as quais lutamos cotidianamente.”

> Veja números dos bancos

Greve – A Fenaban tem até o dia 17 para apresentar uma nova proposta que atenda às reivindicações dos bancários. O Comando já enviou carta aos bancos, informando o calendário que prevê assembleia na quarta-feira 12 para votar a greve que deve ter início no dia 18.

> Bancos já armam esquemas de greve

“Os bancários sabem que a união e mobilização da categoria são a principal forma de arrancar dos bancos o que é nosso por direito. Juntos, vamos avançar”, completa a presidenta do Sindicato.

Leia mais
> Caixa continua sem apresentar propostas
> Banco do Brasil tem de responder às reivindicações
> Debates da Campanha em todas as regionais


Cláudia Motta - 4/9/2012

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1