Pular para o conteúdo principal
Chapéu
História em Pílulas

1990: bancários criam Comissão Permanente de Negociação de Raça e Secretaria de Combate ao Racismo

Imagem Destaque
Fotografia mostra bancários negros durante reunião de combate ao racismo nos bancos

No vídeo História em Pílulas vamos falar sobre os negros e negras na categoria bancária e a luta pela igualdade de oportunidades nas instituições financeiras.

Mesmo sendo a maioria dos brasileiros (58,5%), pretos, pretas e pardos são as pessoas mais discriminadas no mercado de trabalho. Levantamento realizado em 2014, segundo Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), pessoas pretas e pardas representavam apenas 24,8% do setor financeiro e deles, apenas 3,4% eram pessoas pretas e pardas.

Em 1990, o movimento sindical bancário criou a primeira Comissão de Negociação Permanente de Raça, Gênero e Orientação Sexual. E engrossaram a luta dos movimentos negros ao participarem da Marcha Zumbi+10, pressão para aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e do projeto de Lei 7399, atuação na Marcha Noturna pela Igualdade Racial e no 1º Fórum Nacional da Invisibilidade Negra no Sistema Financeiro.

O Sindicato dos Bancários, em seu centenário, teve pela primeira vez um presidenta da entidade negra, o que demonstra a realidade dos negros nos bancos. Quer entender as ações do Sindicato pela igualdade de oportunidade, contratação e visibilidade dos negros nos bancos?

Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana.

seja socio