Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Manoel Rosa: ‘só o contato olho no olho cria uma liga e solidariedade nas lutas’

Imagem Destaque
Manoel Elídio cabelos grisalhos, camisa e óculos em entrevista sobre os 100 anos do Sindicato

Militante estudantil enquanto estudante na PUC São Paulo, na época da redemocratização do país, Manoel Elídio Rosa, carinhosamente chamado de Mané Gabeira, conheceu o movimento sindical bancário no 1º de maio e de lá para cá, não deixou de militar mais.

Ele é a personalidade de hoje da websérie O Sindicato é feito de pessoas.

Manoel relembra sobre a greve histórica de 1985, da participação massiva dos bancários e da assembleia com 50 mil bancários na Praça da Sé.

Das mobilizações, Manoel relembra dos bancários que trabalhavam na Praça da Árvore, zona sul, da intensa participação das mulheres, do envolvimento dos trabalhadores para confeccionar faixas escritas a mão que seriam usadas nas portas das agências, em 1985.

Manoel comenta que mesmo na oposição bancária, a convite de João Vaccari, eles se uniram na luta contra a privatização do Banespa, e ressalta as contribuições que dariam naquele momento de fortalecimento do movimento sindical.

De todos os anos no movimento sindical, Manoel relembra com carinho da greve de 1990, quando os bancários do Bradesco da Nova Central atenderam o chamado do Sindicato para aderir à greve. Ele destaca ainda que o Bradesco reprimia muito os trabalhadores naquela época, mas que uma atitude de um trabalhador fez com que todos os demais se unissem à decisão dele para evitar a retaliação do colega.

Quer saber mais sobre a história de Manoel Elídio?

seja socio