Pular para o conteúdo principal

Exposição aborda refugiados da Palestina

Linha fina
Organizada por agência da ONU, mostra Uma Longa Jornada fica no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista, de 24 de janeiro a 15 de março
Imagem Destaque

São Paulo – Composta por 40 fotos e cinco curtas-metragens, a exposição Uma Longa Jornada conta a história da prolongada crise de refugiados da Palestina, um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna. Por meio de fotografias históricas e filmagens de arquivo, destaca também violações de direitos humanos e desafios enfrentados pelas vítimas.

Desde o final da Segunda Guerra Mundial, o povo palestino tem constantemente seus direitos humanos violados pelo processo de instalação do estado de Israel. Segundo a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA), uma das organizadoras da mostra, são mais de 5 milhões de refugiados no Oriente Médio espalhados pela Faixa de Gaza, Cisjordânia, Jordânia, Líbano e Síria.

Só em 2014, durante uma invasão de cerca de dois meses a Gaza, cerca de 100 mil casas foram destruídas ou danificadas, afetando aproximadamente 600 mil pessoas. Nessa mesma agressão, mais de 2 mil palestinos foram mortos e outros 10 mil feridos, cerca de 70% deles civis. Só de crianças foram quase 500 mortes.

> Palestinos começam a reerguer suas casas em Gaza
> Israel matou 10 crianças por dia em Gaza

A exposição, já montada em Roma, Jerusalém, Rabat e Nova York, vai até 15 de março, de terça a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é permitida até meia-hora antes do fechamento. O Centro Cultural São Paulo fica na Rua Vergueiro 1.000, Paraíso (ao lado do da estação Vergueiro do metrô), em São Paulo.

Inauguração e debate – A inauguração será no dia 24 de janeiro, na Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo. Logo depois, às 16h, a ONU promove o debate Refugiados da Palestina: ajuda humanitária e o papel do Brasil.

Além da UNRWA, organizam a exposição o Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (Unic Rio), com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), do Centro Cultural São Paulo (CCSP), do Atelier Marko Brajovic e do Centro da Cultura Árabe (ICarabe).

Na ocasião, também será formalizada uma parceria entre a SMDHC e a UNRWA.

Serviço
“Uma Longa Jornada”

Período: 24 de janeiro a 15 de março
Horários: Terça a sexta, das 10h às 20h; sábado, domingos e feriados, das 10h às 18h. Entrada permitida até meia hora antes
Local: Praça da Biblioteca do Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo, SP

Leia mais
> Palestina obtém adesão ao Tribunal de Haia


Redação, com informações da ONU Brasil - 20/1/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1