Pular para o conteúdo principal

Em dia de negociação, bancários mantêm greve forte

Linha fina
Centenas de agências e prédios administrativos pararam no 15º dia de paralisação nacional da categoria
Imagem Destaque

São Paulo - Bancários de todo o Brasil completaram o 15º dia de greve nesta terça-feira 20, dia em que foi retomada a negociação com a Fenaban para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. Ao todo, 60 mil trabalhadores cruzaram os braços, parando 761 locais, sendo 27 concentrações e 734 agências.

Os bancos propuseram 7,5% de reajuste, sem abono, termos que foram rejeitados ainda na mesa de negociação pelo Comando Nacional do Bancários. Nova reunião foi marcada para quarta-feira 21.

> Proposta de 7,5% rejeitada na mesa

Em São Paulo, centenas de agências de norte a sul ficaram paradas, bem como unidades em Osasco e cidades da região.

> Fotos: galeria de agências paradas

Também permaneceram em greve os centros administrativos Casa 1 e 3 e Vila Santander; Bradesco Financiamento, Telebanco Santa Cecília, Prime no Prédio Paulista, Núcleo Alphaville e Nova Central.

> Bancários do Bradesco Financiamento aguardam proposta justa
> Vídeo: Bradesco força trabalho de madrugada no Alphaville   
> Fotos: concentrações paradas do Santander e do Bradesco 

No Itaú, parou o BBA na Faria Lima, CA Brigadeiro, CA Pinheiros, CAU, CAT, CTO e ITM; também os complexos Verbo Divino e São João, do Banco do Brasil; além do prédio Brás da Caixa.

> Centrais telefônicas da Caixa paradas em todo país
> Bancários do CA Pinheiros cobram proposta melhor
> Fotos: concentrações paradas do Itaú e da Caixa 
> Sindicato impede ação do Itaú de furar a greve

Assembleia - Durante a assembleia organizativa da greve, no final da tarde da segunda-feira 19, na Quadra dos Bancários, a categoria demostrou disposição para manter e ampliar o movimento. “A greve está forte e a população tem nos apoiado. Quem toma conhecimento dos lucros dos bancos e ouve os nossos motivos, dá apoio. Só hoje (segunda) paramos quase 900 locais em São Paulo, Osasco e região, e foram 25 mil trabalhadores de braços cruzados”, avaliou Juvandia Moreira.

A assembleia também aprovou apoio e participação em ato da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) contra o fechamento de escolas anunciado pelo governo Alckmin. Foi às 15h de terça-feira 20.

Vídeo: contra o fechamento, professores e alunos fazem ato  

Os bancários também aprovaram apoio ao ato dos metroviários contra a privatização da Linha 5 do Metrô. Será na quinta-feira 22, às 17h, na estação Anhangabaú.

Redação - 20/10/2015
(Atualizado às 20h02)

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1